Terreno inclinado

A capacidade de vencer fortes inclinações laterais é uma das características mais importantes em um utilitário fora de estrada. A abordagem errada de um trecho muito inclinado, poderá causar o tombamento do veículo. Isto porque a maioria dos utilitários possuem o Centro de Gravidade, ou Baricentro, mais alto que os carros de passeio.

Se não houver outra alternativa a não ser cruzar o trecho inclinado, faça uma inspeção a pé e observe com atenção duas possíveis situações: na primeira veja se na parte de cima existe algum objeto ou elevação maior do que o limite que seu veículo pode enfrentar, caso afirmativo, ele terá uma inclinação acima do tolerável neste ponto, podendo tombar para o lado; na segunda situação inspecione a parte debaixo, que poderá esconder um buraco ou valeta mais funda, fazendo novamente o veículo ficar em situação crítica. Se sentir dificuldades, cave uma canaleta no lado de cima, por onde os pneus terão mais apoio para vencer a inclinação.

Entre na inclinação com 4x4, reduzida e blocante de diferencial central acionado. Se tiver blocante nos diferenciais acione somente o traseiro, pois se bloquear o dianteiro terá dificuldade para esterçar o volante quando precisar. Uma vez iniciado o deslocamento, não pare até sentir que existe terreno firme para retomar o equilíbrio e parar com segurança.

Ter a sensação de que se está tombando de lado, na maioria das vezes, pode significar apenas a suspensão se acomodando. Caso sinta que o veículo vai tombar, esterce rapidamente o volante para que os pneus fiquem no sentido da descida e acelere com determinação. Dependendo da intensidade da inclinação, ele não vira e tem o seu rumo corrigido, mas se realmente virar, ele o fará devagar dificilmente tombando com violência. Com um pouco de trabalho você o coloca em pé novamente.

Para se evitar problemas como esse, certifique-se, também, de que a carga transportada está firmemente armazenada no interior do veículo ou na carroceria de uma pick-up. Ao entrar no trecho inclinado, a carga solta irá deslizar para a parte de baixo desequilibrando perigosamente o veículo. Se outras pessoas estiverem por perto, oriente para que se coloquem em cima do bagageiro, no lado do veículo que estiver para cima, provocando o retorno e a manutenção do equilíbrio. Nunca permita que alguém se posicione do lado de baixo, pois se o veículo tombar poderá causar uma tragédia.

O Baricentro de um veículo, seja 4x4 ou não, irá variar para pior toda vez que se fizerem alterações em sua estrutura, como aumentar o curso da suspensão, trocar os pneus originais por pneus mais altos ou instalar o bagageiro colocando peso excessivo na parte mais elevada. Se precisar fazer isso, aprenda as novas reações do veículo e saiba que o comportamento vai mudar muito. Os bagageiros devem transportar apenas cargas volumosas e de pouco peso.

Você pode instalar no painel do seu 4x4 um acessório conhecido como ‘inclinômetro’, que mostra as inclinações do terreno em aclives, declives e inclinações laterais. Existem modelos avulsos vendidos no mercado especializado, e em alguns veículos o equipamento vem montado no painel, como a Mitsubishi Pajero e a pick-up L-200.

João Roberto de C. Gaiotto,
Goodyear

* Este artigo foi publicado na edição número 24 da revista Cultivar Máquinas, de outubro de 2003.

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