Exclusivo Cultivar Máquinas - Trator Fendt 1000 Vario

Lançado na Agrishow, o trator Fendt 1050 Vario apresenta transmissão CVT e sistema de baixa rotação do propulsor, diferenciais que melhoram consumo de combustível e diminuem custo de manutenção

A linha Fendt 1000 Vario é uma das novidades da marca alemã que acaba de chegar ao Brasil, com lançamento oficial na Agrishow 2019. A linha Vario foi projetada especificamente para entregar um poderoso trator de tração para o mercado global. Lançadas em 2015, na Europa, as máquinas conquistaram premiações em mais de seis diferentes países daquele continente. Além dos títulos por inovações técnicas, a linha Fendt 1000 Vario ganhou prêmios de design. Em Munique, na Alemanha, levou o renomado iF Design Award Gold 2016 por seu “desenho bem pensado”, como definiram os jurados. Também teve outro reconhecimento alemão, o Red Dot para Design de Produto 2016, por conta da integração bem-sucedida entre funcionalidade e design. 


No Brasil, em 2019, os tratores da linha Fendt 1000 Vario serão vendidos na versão Fendt 1050 Vario, de 517cv. O trator é equipado com motor Man de 12,4 litros, motor que disponibiliza seu torque máximo entre 1.100rpm e 1.500rpm. Esse conjunto faz o Fendt 1000 Vario um trator de alta potência, eficiente e versátil, que opera sempre com a maior potência disponível na menor rotação possível.
A linha Fendt 1000 Vario também traz como destaque o menor raio de giro do mercado, sendo 1,5m menor do que o encontrado nas outras máquinas à venda no Brasil. Um diferencial importante que melhora a agilidade do trator no campo. Aliando o motor Man à transmissão Vario Drive, os tratores Fendt 1000 Vario são a solução inteligente para diferentes necessidades de potência nas mais variadas operações: preparo de solo, plantio, transbordo de grãos ou cana. 

MOTOR
Os tratores da série 1000 Vario estão equipados com um novo conceito em motor, o Fendt ID. Essa tecnologia é baseada em um conceito de baixa rotação do motor mesmo em trabalhos pesados.
Seu exclusivo motor Man 12,4L possui curvas de torque e potência nunca antes vistas no mercado, sendo o torque máximo de 2.400Nm (1050 Vario) disponível a partir de 1.100rpm e constante até 1.500rpm, sendo essa última rotação do motor a entrega da potência máxima e constante até 1.700rpm. Aliado ao alto torque e à potência disponíveis em baixas rotações, um sistema eletrônico faz com que a rotação seja variável e a mínima possível para garantir o máximo desempenho e o mínimo consumo de combustível.

SISTEMA DE ARREFECIMENTO CAS
A refrigeração do motor é feita com um conjunto de radiadores e um ventilador através do sistema concêntrico Air System (CAS). Um ventilador de alto desempenho, localizado na frente da unidade de resfriamento, suga o ar frio e denso, acelera-o sobre o capô de forma concêntrica e o pressiona através do radiador. O CAS possui seu próprio acionamento hidrostático, de modo que sempre pode fornecer a potência de resfriamento ideal para cada componente, de acordo com a necessidade, independentemente da velocidade do motor. O ventilador é inclinado para cima, o que evita que os resíduos da lavoura sejam sugados do chão.

TRANSMISSÃO
Outra solução encontrada pela engenharia da Fendt foi a adoção de uma transmissão continuamente variável (CVT), a VarioDrive, que opera nos eixos dianteiro e traseiro de forma independente e tem uma faixa de velocidades de trabalho entre 0,02 e 40 km/h sem nenhuma troca grupos ou marchas, cobrindo todas as necessidades de velocidades dos implementos disponíveis. A transmissão Vario Drive é uma evolução da transmissão Vario, que foi lançada em 1997 e premiada diversas vezes na Europa. Essa transmissão já atingiu o impressionante número de 250 mil transmissões vendidas.

FENDT TORQUE DISTRIBUTION 
A Vario Drive é a primeira transmissão que aciona ambos os eixos de forma independente, resultando em uma distribuição de torque e potência únicos no mercado. Porém, a melhor parte é a possibilidade de conexão entre os eixos quando necessário, ou seja, os eixos trabalham de forma independente, mas se as rodas do eixo dianteiro começarem a patinar, uma embreagem conecta-se ao eixo traseiro e transmite toda sua força hidráulica para ele e vice-versa, o mais importante, sem a intervenção do operador.
Esse sistema garante o máximo desempenho possível no campo, aumentando em até 20% o rendimento operacional, de acordo com os resultados de testes realizados no preparo de solo com subsolador de 19 hastes na região do MT

PULL IN TURN EFFECT
Como os eixos possuem motores hidráulicos independentes, um efeito mecânico diminui o raio de giro do trator. É o Pull in turneffect, que é o efeito de puxar para dentro em manobras. Quando o volante é esterçado, a resistência no motor hidráulico dianteiro é menor, aumentando seu fluxo de óleo e, consequentemente, a velocidade do eixo, reduzindo seu raio de giro. Esse efeito, conhecido como Pull in turneffect - puxar para dentro -, reduz o raio de giro no campo em até 10% e minimiza o desgaste normal dos pneus dianteiros causado por curvas em solos firmes.

SISTEMA HIDRÁULICO
O Fendt 1000 Vario está preparado para todas as aplicações, pois possui sistema hidráulico modular para todos os tamanhos de acoplamento. Aliada à facilidade de acoplamento, está uma variada opção de vazões disponíveis, 165L/min, 220L/min e o sistema para os requisitos mais exigentes de 430L/min, este equipado com duas bombas independentes, sendo uma com 210L/min e outra de 220L/min em circuitos separados. Isso possibilita conectar de forma independente as demandas por pressão e vazão do implemento. Um exemplo clássico são as plantadeiras pneumáticas, onde é possível conectar o sistema da turbina de vácuo separado dos pistões de acionamento. Para a redução dos custos com manutenção, o reservatório hidráulico da transmissão é separado do reservatório dos comandos.

LEVANTE HIDRÁULICO
Por conta do conceito de versatilidade dos tratores Fendt 1000 Vario, é possível a configuração com levantes hidráulicos dianteiro e traseiro. Ambos os sistemas são totalmente integrados, configurados pelo monitor e acionados externamente para agilidade de acoplamento dos implementos.
Sistemas eletrônicos de monitoramento e ação garantem uma operação estável, mantendo o implemento na posição desejada sem a necessidade de intervenção do operador. Com capacidades de levante de 12.920kg na traseira e 4.000kg no levante dianteiro, é o trator na faixa de 500cv mais versátil do mercado.

FENDT LIFE CAB
A combinação de controles e conforto de última geração está na Fendt Life Cab que impressiona mesmo à primeira vista, pois alia materiais de qualidade, disposição e praticidade experimentadas e testadas de todos os elementos. O espaço e a visibilidade são aprimorados por uma série de detalhes, que prometem transformar a rotina diária do operador.
O design da cabine proporciona uma visibilidade ampla. As persianas integradas no teto nas janelas frontal, traseira e direita oferecem proteção solar e são colocadas no lugar com um movimento manual. Para manter a visibilidade mesmo em dias chuvosos, a cabine possui limpador de 300° para a frente e um limpador de 220° no lado direito.
O conceito de conforto é transformado com essa cabine, amortecida por até quatro bolsas de ar, que absorvem todos impactos, possibilitando manter o trator sempre em desempenho máximo, não importando a dificuldade de operação.

VARIOGUIDE
Varioguide é o sistema de direcionamento Fendt, que possibilita escolher entre dois sistemas de recepção, o sistema Novatel ou o Trimble. Ambos estão habilitados para trabalhar com correção autônoma, decimétrica ou RTK. Também disponíveis estão a correção RTX para o receptor Trimble e a Terra Star C para o receptor Novatel.
Outra novidade nesse sistema é o assistente de contornos que permite fazer as bordaduras de acordo com as linhas ideais.

VARIOTRONIC TI
Os tratores da linha Fendt 1000 Vario estão equipados com avançados sistemas para auxiliar o produtor nos desafios diários. O sistema de auxílio às manobras de cabeceira possibilita a configuração das sequências de entrada e saída do campo e as executa assim que o trator se aproxima da bordadura. Isso traz como benefícios o ganho de tempo nas manobras e o baixo risco de danos aos implementos, visto que as operações são realizadas sempre na sequência e nos intervalos corretos.
Integrados ao pacote de tecnologia Vario Tronic, estão a taxa variável e o desligamento de seções que possibilitam esses controles aos implementos Isobus.

FENDT CONNECT
A solução para a tecnologia de monitoramento e a telemetria é o Fendt Connect. É possível utilizar o Fendt Connect website e o App (para iOS e Android) para ver o consumo de combustível, a velocidade e o tempo de trabalho de cada máquina em tempo real. Uma vista de mapa também mostra a posição do veículo, as direções de condução da máquina e o seu status de trabalho. 500cv com Vario Drive é a solução inteligente para diferentes necessidades de potência nas mais variadas operações: preparo de solo, plantio, transbordo de grãos ou cana.

ver mais artigos

Fonte: Revista Cultivar

CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura