Vantagens da lastragem digital de tratores agrícolas

Programa computacional para otimização da lastragem de tratores agrícolas facilita a vida dos usuários na hora de preparar o conjunto para as principais operações agrícolas.

Com o aumento das populações e a necessidade de se produzir mais alimentos, com um número cada vez menor de pessoas empregadas na agricultura, as operações agrícolas começaram a ser mecanizadas, e a grande variedade de máquinas agrícolas disponíveis hoje, para realizar estas operações, permite ao agricultor uma escolha adequada para atender a sua demanda. Porém, as características de cada modelo variam e podem afetar o desenvolvimento da cultura, interferindo negativamente ou positivamente desde o plantio até a colheita.

Atualmente há a necessidade do aumento da eficiência em todos os setores da economia para a manutenção da competitividade, especialmente no setor agrícola. A otimização do projeto, a adequação de maquinário, as práticas de irrigação, o desenvolvimento de sistemas de informação geográfica e de posicionamento global e muitas outras técnicas estão proporcionado à agricultura ganhos crescentes, permitindo aumento da produção com redução de áreas cultivadas, insumos e danos ambientais.

INFORMÁTICA NO SETOR AGRÍCOLA

Ao oferecer vantagens no setor agrícola, com aumentos de produtividade, a informática também vem conquistando espaço neste setor. O uso dos computadores na agricultura aumentou consideravelmente nos últimos dez anos, período em que ocorreu rápido desenvolvimento na tecnologia, redução no tamanho do equipamento e no seu preço final. No caso do produtor rural, o computador auxilia na coleta, no armazenamento e no processamento de dados e informações de maneira mais eficiente nos mais variados processos produtivos do setor. Assim, a informação passa a ser extremamente valiosa e deve ser considerada como mais um insumo no processo produtivo.

Atualmente, com o surgimento de empresas especializadas e o trabalho dos órgãos governamentais de pesquisa e de assistência técnica, já existe uma quantidade considerável de programas específicos voltados para o campo.

Uma das ferramentas atuais mais usadas para o desenvolvimento de programas de comunicação via internet é o PHP (Hypertext Preprocessor). O fato de seu código ser executado no servidor permite que computadores com poucos recursos de processamento executem-no. Este tipo de utilização torna mais fácil o uso do programa, uma vez que não existe a necessidade de instalação de arquivos específicos e o usuário pode ter acesso em locais diferentes ou acesso remoto utilizando algum dispositivo de conexão sem fio.

O uso da informática e de programas computacionais no setor agrícola permite atingir objetivos específicos na área. Na mecanização agrícola, por exemplo, a seleção de máquinas e implementos agrícolas adequados ao sistema de produção é um processo bastante complexo e pode ser auxiliado por meio da informática.

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

Pesquisadores do setor de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) desenvolveram um programa computacional que objetiva facilitar e tornar mais rápido o cálculo da lastragem de tratores agrícolas, visando a otimização de operações agrícolas, de modo a reduzir o custo e as perdas.

O programa foi desenvolvido utilizando-se a linguagem Hypertext Preprocessor (PHP). O PHP é uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na rede de alcance mundial. Foi utilizado o programa computacional Macromedia Dreamweaver MX para a edição da linguagem de marcação do hipertexto (HTML, ou HyperText Markup Language) e PHP do programa desenvolvido, sendo utilizado o banco de dados MySQL.

O banco de dados MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de dez milhões de instalações pelo mundo. O navegador web solicita através do código em PHP que fica embutido no código HTML e executado internamente no servidor, sem exibição do código fonte para o usuário, após essa solicitação e consulta ao banco de dados, é exibida uma resposta do código fonte na tela do usuário.

O programa computacional foi desenvolvido para ser executado via internet, bastando o usuário ter acesso à rede para entrar no endereço que disponibiliza o programa. Este tipo de utilização torna mais fácil o uso do programa, uma vez que não existe a necessidade de instalação de arquivos específicos e o usuário pode ter acesso em locais diferentes, como seu escritório, fazenda ou acesso remoto, utilizando algum dispositivo sem fio de conexão à rede internet, desde celulares até tablets.

A rede internet permite a hospedagem de documentos que podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação pode-se usar um programa de navegação na internet para descarregar informações de servidores e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as ligações na página acessada para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele.

O programa desenvolvido foi hospedado em um servidor que se encontra em um provedor de serviços de internet nos EUA, que conta com capacidade de 300MB. O programa computacional para determinação da lastragem de tratores agrícolas foi desenvolvido utilizando-se a Norma Asae D497.3 – Agricultural Machinery Management Data, para calcular a distribuição de lastro em tratores agrícolas. 

Gráfico 1 - Gráfico de comparações dos valores medidos pelos sensores e os valores resultantes pelo algoritmo do programa computacional (força de tração, consumo de combustível e patinagem)
Gráfico 1 - Gráfico de comparações dos valores medidos pelos sensores e os valores resultantes pelo algoritmo do programa computacional (força de tração, consumo de combustível e patinagem)

VALIDAÇÃO DOS DADOS

No trabalho realizado, implementou-se um sistema de aquisição automática de dados e se desenvolveu um programa em PHP para avaliação de máquinas agrícolas.

Os dados teóricos, gerados pelo programa, foram comparados com os dados práticos, adquiridos pelos sensores que foram conectados a um aquisitor de dados. Os dados práticos medidos pelos sensores e calculados pelo algoritmo do programa computacional mostraram que a força de tração aumentou linearmente ao longo dos tiros independentemente de o solo ser solto ou firme, assim como o consumo e a patinagem.

O algoritmo foi desenvolvido buscando-se a coleta de dados de forma eficiente e eliminando os erros tradicionais gerados pela coleta de dados convencional, como anotações incorretas em planilhas e perda de dados.

Observou-se, durante os ensaios, facilidade de operação do sistema, permitindo rapidez na operação de aquisição de dados, e capacidade de combinar o sistema implementado para atender a demandas de diversas pesquisas, podendo ser utilizado em diferentes tipos de máquinas agrícolas.

A partir do programa computacional desenvolvido, tornou-se possível a execução de tarefas para cálculos de avaliação da demanda de potência de máquinas e implementos agrícolas; determinação de patinagem para otimização do desempenho do trator agrícola; distribuição de lastro, consumo de combustível e transferência de peso de maneira adequada com eficiente economia de tempo.

O programa foi avaliado estatisticamente obtendo dados muito próximos dos obtidos pelos sensores. Apresenta a vantagem de ser oferecido sem a necessidade de arquivos de instalação, bastando o usuário ter acesso à rede internet. Caso o usuário prefira, há também a versão de instalação remota no modo PHP-GTK, o que dispensa a necessidade do uso da internet cada vez que o programa for rodado.

Tela inicial de inserção do tipo operação agrícola.
Tela inicial de inserção do tipo de operação agrícola.
Tela inicial de inserção do tipo de implemento.
Tela inicial de inserção do tipo de implemento.
Tela inicial de inserção do tipo de entrada de dados.
Tela inicial de inserção do tipo de entrada de dados.
Sensor de fluxo de combústivel.
Sensor de fluxo de combustível.
Sensor indutivo, utilizado para determinar a frequência da TDP do trator.
Sensor indutivo, utilizado para determinar a frequência da TDP do trator.


Pablo Pereira Corrêa Klaver, José Sá Vasconcelos Junior, Ricardo Ferreira Garcia, Uenf


Artigo publicado na edição 147 da Cultivar Máquinas. 

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura