Você sabe como as plantas se defendem?

Deyvid Bueno, gerente de desenvolvimento da Fertiláqua.

As plantas não possuem um mecanismo imunológico como acontece em animais ou em nós, seres humanos. Ela tem um mecanismo de resistência, o chamado sistema de resistência, mediado por, basicamente, dois hormônios principais: ácido salicílico e ácido jasmônico.

O ácido salicílico intermedia o sistema de resistência adquirido, no qual a planta consegue produzir compostos (PR-Proteínas) capazes de lutar e inibir o crescimento, principalmente, de doenças fúngicas. Além disso, também há registro de eficiência contra danos de outros organismos, como bactérias e até insetos.

É possível fazer com que esse metabolismo, que é natural das plantas, seja ativado como uma “vacina”. Estamos escutando muito falar sobre essa questão de vacinas, devido à Pandemia da Covid-19, e a indução de resistência e os produtos desenvolvidos pela Fertiláqua funcionam de forma muito semelhante.

Através da composição que desenvolvemos, nossa solução ativa o sistema imunológico, que nas plantas é o sistema de resistência, por meio de compostos com eficiência comprovada. Esses compostos agem no metabolismo vegetal fazendo com que essa resistência seja provocada e os compostos de defesa sejam produzidos antes do ataque da doença. Exatamente como acontece com os anticorpos, acontece, também, com as famosas fitoalexinas, desenvolvidas pela planta.

Com estudos e novas tecnologias, é possível hoje concentrar todo esse mecanismo em um só produto e em uma aplicação exógena. Existem alguns compostos de alta eficiência para indução dessa resistência, como o já falado ácido salicílico; aminoácidos específicos para formação desses compostos; o próprio fosfito, que é uma base muito interessante para essa inserção de compostos de resistência e de retaguarda; outros aminoácidos e fontes de extrato de algas que servem para manter a planta no seu ritmo de evolução normal, mantendo seu crescimento primário e o seu desenvolvimento secundário em plena atividade. 


Deyvid Bueno, gerente de desenvolvimento da Fertiláqua

ver mais artigos
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura