Arranjo lucrativo

  • Página 24 |
  • Fev 2019 |
  • Crébio José Ávila, Embrapa Agropecuária Oeste; Marina Mouzinho Carvalho, Iesc Faculdade Guaraí; Ivana Fernandes da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

A influência de diferentes arranjos de plantas sobre a ocorrência de insetos como lagartas e percevejos na cultura da soja.

A cultura da soja tem grande destaque no cenário agrícola mundial, sendo no Brasil a principal commodity de exportação. Sua produção agrícola nacional, que era de 52 milhões de toneladas na safra 2004/2005, passou para aproximadamente 117 milhões de toneladas na safra 2017/2018, incremento decorrente do aumento da área cultivada e de produtividade.

Com o objetivo de aumento da produtividade nas lavouras de soja, novos arranjos de plantas na cultura têm sido propostos, para melhorar sua distribuição na área e, consequentemente, assegurar melhor aproveitamento dos recursos e insumos disponíveis para a cultura. As pesquisas sobre os arranjos de plantas de soja dividem-se em duas vertentes: a) aumento da população de plantas mantendo-se o mesmo espaçamento na entre linha e b) alteração dos espaçamentos na entre linha, com uma mesma população de plantas na área.

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

Matérias da Edição:
  1. Página 12

    Vetor de doenças

  2. Página 15

    Safrinha maiúscula

  3. Página 20

    Gigantes da soja

  4. Página 28

    Na hora certa

  5. Página 38

    Controle eficaz

  6. Página 40

    Mudas irrigadas

Edição Anterior
  • N 236

    Jan 2019

    Especial 2018: Manejo vencedor

Próxima Edição