Desafios do controle da ferrugem-asiática

  • Página 24 |
  • Jul 2021 |
  • Emerson M. Del Ponte e Kaique dos S. Alves, Universidade Federal de Viçosa; Cláudia V. Godoy, Embrapa Soja

O conjunto de estratégias adotadas ao longo dos anos no manejo da ferrugem-asiática permitiu ao Brasil chegar a um patamar onde a doença se mostra sob controle, mesmo com a menor sensibilidade do fungo aos fungicidas. Porém é preciso manter atenção sempre para que esse cenário não mude.


A ferrugem-asiática da soja é uma doença com potencial de causar grande impacto na produtividade da cultura, desde que as condições ideais estejam presentes. São elas presença do inóculo do patógeno em quantidade suficiente para causar infecções, hospedeiro suscetível à doença e um ambiente (condições do tempo e clima) favorável. Essas condições existem em praticamente todas as regiões do Brasil onde se semeia soja. O patógeno está sempre presente em climas subtropical e tropical que favorecem a sobrevivência do inóculo e as cultivares são, em sua maioria, suscetíveis. Tal fato fez com que a ferrugem-asiática tenha se tornado a principal doença da cultura e exigiu modificações profundas no manejo, no curso de 20 anos, para que se pudesse chegar a bons níveis de controle da doença nos dias atuais.

O sucesso do manejo exige a combinação de táticas que, em conjunto, reduzem a quantidade de inóculo inicial do patógeno, bem como a velocidade de progressão das epidemias. Além disso, existem táticas que reduzem o tempo de duração total da epidemia. Neste artigo usamos a teoria epidemiológica para tentar explicar os motivos que sustentam o fato de a ferrugem estar aparentemente bem controlada atualmente, o que exigiu muitos anos de experiência e adoção de esforços coletivos para o uso de práticas mais efetivas que atuam de maneira combinada. Algumas dessas práticas ocorreram por mudanças no sistema produtivo, que não tiveram como objetivo o controle da ferrugem, mas que indiretamente tiveram grande impacto no manejo da doença

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

Edição Anterior
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura