Esteiras de borracha

  • Página 52 |
  • Mar 2019 |
  • Alexandre Russini; Gregor Santana Vizzotto; Rogério Rodrigues de Vargas; Marcelo Silveira de Farias

O uso de esteiras de borracha em tratores e colheitadeiras pode ajudar a diminuir a compactação do solo e a melhorar a tração

A necessidade de aumentar a capacidade operacional para a maioria das operações mecanizadas faz com que as máquinas agrícolas sejam equipadas com motores cada vez mais potentes, proporcionando maior capacidade de tração no caso dos tratores, e processamento no caso das colhedoras autopropelidas de grãos. Quando essas máquinas trafegam em solo agrícola, o desempenho é afetado por inúmeros fatores, que vão desde os intrínsecos à máquina, até os parâmetros de solo.

Além do aumento da potência do motor, se observa aumento da massa das máquinas, visando à adequação do que chamamos de “relação massa/potência”, principalmente para aquelas operações que demandam maiores exigências de força de tração. O aumento da massa das máquinas agrícolas acarretou maior pressão dos rodados sobre o solo, ocasionando problemas de compactação, principalmente em lavouras conduzidas sob o uso do sistema de plantio direto.

Nas áreas de cultivo de arroz irrigado, o problema recai sobre a baixa capacidade de suporte de carga do solo ou baixa capacidade de sustentação do solo, devido ao excesso de umidade (solos hidromórficos) e de particularidades da cultura, como a formação da lâmina de irrigação. Essas características fazem com que a capacidade de tração dos tratores e a sustentação de carretas agrícolas graneleiras e de colhedoras sejam reduzidas.

Quanto às colhedoras de grãos, observa-se aumento significativo do tanque graneleiro, com capacidades de cinco mil a 14.500, litros o que representa, em média, o armazenamento temporário de quatro a dez toneladas de grãos, sem contar a massa da colhedora, que ultrapassa, em determinados modelos, 25 toneladas quando carregadas, o que requer rodados que ofereçam melhor distribuição dessa massa sobre o solo.

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

Matérias da Edição:
  1. Página 10

    MF9330

  2. Página 16

    Pressão líquida

  3. Página 20

    Zelo na colheita

  4. Página 24

    Teste de velocidade

  5. Página 42

    Solos manchados

  6. Página 46

    Choque orgânico

  7. Página 49

    Terminologia

Edição Anterior
Próxima Edição
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura