Formulação eficiente para tratamento de sementes de soja

  • Página 18 |
  • Jul 2020 |
  • Kassiana Kehl, Fundação Pró-Sementes

Pack Seed elevou a produtividade da soja em 4,38 sacas por hectare. O produto, desenvolvido pela Spraytec para tratamento de sementes, foi testado em cinco regiões do Rio Grande do Sul. Cem por cento biodegradável, Pack Seed é economicamente viável e ecologicamente correto. Trata-se de uma tecnologia disruptiva com uma formulação completa, que fornece macro e micronutrientes, bioestimulantes, enraizantes, ácidos orgânicos, micro-organismos e aminoácidos essenciais altamente disponíveis para a planta. Por ser um complexo nutricional completo em um único produto, Pack Seed fornece uma nutrição equilibrada e reduz custos na pré-semeadura. O Pack Seed é passível de aplicação via sementes, no sulco ou foliar e, ainda, apresenta alternativa no tratamento industrial ou on farm. Aplicado isolado ou associado a outros produtos, garante um melhor arranque e estabelecimento inicial do estande, melhor fixação do nitrogênio e contribui com o manejo integrado de nematoides, promovendo maiores sanidade e produtividade. A corrida tecnológica por mais produtividade, associada ao desenvolvimento sustentável, tem se intensificado nos últimos anos, sobretudo no desenvolvimento de cultivares de elevada qualidade e produtividade, além de modernos equipamentos. O Pack Seed é um produto de vanguarda e que atende aos anseios do campo, pois vai além da simples nutrição da planta, via tratamento de sementes, garantindo menor custo, maior sanidade e produtividade da cultura.

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da aplicação do produto comercial Pack Seed na produtividade da soja em cinco regiões do estado do Rio Grande do Sul.

Material e métodos

Os experimentos foram conduzidos pela rede experimental da Fundação Pró-Sementes, em regiões produtoras de soja nos municípios de Tupanciretã, Passo Fundo, Vacaria, Bagé e Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, junto a lavouras comerciais, manejadas de acordo com as recomendações técnicas para a cultivar, no que se refere a época de semeadura, densidade, espaçamento e demais práticas culturais recomendadas. Utilizou-se a cultivar BMX Zeus Ipro semeada em meados de novembro de 2019, com adubação de base de 300kg/ha da formulação 05-20-30. As sementes foram tratadas com fungicidas e inseticidas recomendados para a cultura, Derosal Plus e Much na dose de 2ml/kg de semente, com e sem Pack Seed na dose de 3ml/kg de semente. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso, com três repetições. As unidades experimentais foram constituídas por cinco linhas, espaçadas de 0,45m com 4m de comprimento, totalizando 9m2 de área. A área útil da unidade experimental para a colheita foram as três linhas centrais, 5,4m2. A densidade de semeadura utilizada foi de 280 mil sementes/ha utilizando-se semeadora experimental, adaptada ao sistema pneumático. O rendimento de cada parcela foi obtido pela massa de grãos colhidos na parcela, corrigida a umidade para 13% e, após, transformado em kg/ha. A colheita mecanizada foi realizada em março de 2020 e os dados foram submetidos à análise de variância e suas médias comparadas pelo teste Duncan (5%) utilizando-se o programa estatístico SASM-Agri.

Resultados e conclusão

Comparando-se os tratamentos sem e com Pack Seed em cada uma das cinco regiões do Rio Grande do Sul (Figura 1), nota-se que a adição de Pack Seed ao tratamento padrão proporcionou resultados superiores àqueles observados nos tratamentos no qual o produto não foi adicionado. A formulação inovadora de Pack Seed contém substâncias que proporcionam efeito fitotônico sobre o desempenho fisiológico e a sanidade das sementes de soja. O tratamento padrão convencional, na média das cinco regiões, produziu 63,22sc/ha. Após a associação com Pack Seed, a produtividade média das mesmas regiões foi de 67,60sc/ha. Incremento médio de 4,38 sacas por hectare. A diferença de produtividade entre as cinco regiões foi atribuída ao veranico durante alguns períodos do ciclo da cultura.

Figura 1 - Produtividade da cultura da soja em cinco regiões do RS sem e com Pack Seed
Figura 1 - Produtividade da cultura da soja em cinco regiões do RS sem e com Pack Seed


Kassiana Kehl, Fundação Pró-Sementes

Edição Anterior
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura