Tamanho família

  • Página 35 |
  • Fev 2019 |
  • Cultivar

Introduzida no Brasil há quatro anos, a melancia Pingo Doce, com frutos entre 5kg e 9kg, praticamente sem sementes, busca atender melhor às necessidades do mercado e contribuir para o aumento do consumo da fruta no País

Na última década, o consumo de melancia na Espanha passou de uma média de 3,7kg por habitante para 7,8kg por habitante. Segundo o gerente de Contas da Nunhems – marca de sementes de frutas e hortaliças da Basf, Leonardo Herzog, esta mudança no hábito de consumo da fruta recebeu influência da introdução no mercado da variedade Pingo Doce. 

A produção de frutas com tamanho reduzido, menor quantidade de sementes, que se destaca nas prateleiras do supermercado por sua casca de cor verde-escura e maior durabilidade está entre os principais atributos para o sucesso da fruta no mercado e europeu. Agora, esse conceito produtivo chega também ao mercado brasileiro. Produzida nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a variedade já ocupa uma área de aproximadamente 600ha, com expectativa de atingir rapidamente 1.000ha, com uma produtividade média de 45ton/ha a 50ton/ha.
De acordo com Herzog, a chegada da Pingo Doce traz uma mudança de conceito produtivo, já que, além de introduzir um novo produto no mercado, a Basf acompanha todo o processo produtivo e também de comercialização. “O processo de produção da fruta é resultado de acompanhamento técnico e rigoroso controle de qualidade, que resulta no padrão Pingo Doce, uma melancia com alto valor agregado para agradar aos consumidores mais exigentes, além de ter uma logística mais eficiente do campo à mesa, onde os riscos de perdas causados por danos nas frutas são reduzidos”, explica Herzog.
O manejo produtivo da melancia também recebe orientações e acompanhamento da Basf, as sementes, que não estão disponíveis no mercado convencional, devem ser adquiridas diretamente com a empresa e os tratos culturais das lavouras também seguem práticas específicas.

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

Matérias da Edição:
  1. Página 6

    Frutos endurecidos

  2. Página 12

    Podridão negra

  3. Página 22

    Furtos broqueados

  4. Página 25

    Como escolher

  5. Página 32

    Raiz rosada

Edição Anterior
Próxima Edição