Test drive Trator H125 da LS Tractor na cultura do arroz

  • Página 29 |
  • Jan 2020 |
  • José Fernando Schlosser e Leonardo Casali, Laboratório de Agrotecnologia, Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas/UFSM

O arroz é considerado alimento básico no mundo e, em área cultivada, somente é superado pelo trigo, sendo a Ásia a região onde se concentra em torno de 90% da produção. Do restante que é produzido fora da Ásia, o Brasil individualmente é o maior produtor. Seu suprimento anual alcança, em média, 12 milhões de toneladas de arroz em casca, o que representa em torno de 1,5% da produção mundial. Como alimento presente na mesa de todas as regiões brasileiras, a maioria da produção é utilizada no consumo interno, com pequena proporção destinada à exportação.

No Brasil, todo o ano são semeados aproximadamente dois milhões de hectares, sendo a maioria, cerca de 88% da produção, em regime de irrigação por inundação. Embora a produtividade média esteja em aproximadamente 6.000kg/ha, quando se trata de sistemas com irrigação chega-se facilmente a patamares próximos às dez toneladas por hectare. A região Sul, principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, produz três quartos da produção nacional, geralmente de alta qualidade e bastante aceita pelos mercados nacional e mundial.

Por toda esta importância quisemos orientar o teste desta edição especificamente para esta cultura e em uma condição representativa para aproximadamente 25 mil produtores rurais que se especializaram neste cultivo, sua tecnologia e com uso intenso de mecanização.


Leia matéria completa acessando aqui

Edição Anterior
Próxima Edição
  • N 203

    Abr 2016

    Spodoptera Albula - Inimigo à espreita

CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura