Tubérculos depreciados

  • Página 28 |
  • Fev 2019 |
  • Rodrigo Vieira da Silva, João Pedro Elias Gondim, Lara Nascimento Guimarães e Nathália Nascimento Guimarães, IF Goiano Campus Morrinhos

A batata in natura é a principal forma de consumo pelos brasileiros, portanto, o aspecto dos tubérculos comercializados torna-se importante, principalmente por questões de sanidade, pois deformações e alterações visuais depreciam seu valor de mercado. Diante deste fato, os nematoides merecem atenção especial, pois representam sérios problemas para o cultivo de batata em praticamente todas as regiões do País. Os danos causados por esses patógenos irão depender da suscetibilidade da cultivar utilizada, da espécie presente na área e sua densidade populacional, e das condições do ambiente. Assim, essa combinação positiva pode gerar perdas graves na qualidade dos tubérculos, depreciando o seu valor, com prejuízos que variam de 20% a 100% da produção. No território brasileiro as perdas por nematoide na cultura da batata são da ordem de dezenas de milhões de reais todos os anos.

Os principais nematoides que atacam e causam grandes problemas à batata são os de galhas do gênero Meloidogyne e os de lesões radiculares, pertencentes ao gênero Pratylenchus. Características como agressividade, alta capacidade reprodutiva, muitas espécies hospedeiras, facilidade de disseminação e dificuldade de controle por meio de produtos químicos tornam mais complexo o manejo.

O parasitismo de nematoides pode reduzir drasticamente a produtividade e a qualidade da batata, e em algumas áreas, até inviabilizar o cultivo. Regiões com solos arenosos e de temperatura elevada, com média acima de 25ºC, são mais favoráveis à reprodução e à infecção por nematoides, ainda mais em condições de cultivo contínuo e com irrigação. Além dos danos diretos do parasitismo causado pelos nematoides, que reduz o tamanho dos tubérculos e das raízes, provocam perdas qualitativas no aspecto do produto por danificar a casca. Vale ressaltar que os nematoides, ao penetrarem nas raízes das plantas, causam ferimentos que facilitam a entrada de outros micro-organismos causadores de doenças, além de torná-las mais sensíveis a déficit hídrico e a outras intempéries.

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

Matérias da Edição:
  1. Página 6

    Frutos endurecidos

  2. Página 12

    Podridão negra

  3. Página 22

    Furtos broqueados

  4. Página 25

    Como escolher

  5. Página 32

    Raiz rosada

  6. Página 35

    Tamanho família

Edição Anterior
Próxima Edição