Versatilidade de tratores em hortifrúti

  • Página 20 |
  • Jun 2020 |
  • Revista Cultivar

O cultivo de hortaliças e frutas de qualidade para a comercialização em grandes quantidades exige profissionalização dos produtores e sistemas eficientes. Um dos grandes desafios neste segmento é o equilíbrio entre mão de obra e aplicação de mecanização. A produção de hortaliças, por exemplo, exige o emprego de pessoas que realizam operações manuais em atividades como plantio, colheita, seleção e encaixotamento. Por outro lado, é impossível pensar em produzir competitivamente sem a adoção de mecanização em praticamente todas as etapas do processo, desde a descompactação da terra, o preparo dos canteiros, o transporte de mudas e a aplicação de defensivos. São coisas que andam lado a lado e são importantes para definir a qualidade final do produto e o seu valor de mercado. O mesmo vale para o cultivo de frutas, onde o mercado exige alta qualidade dos produtos.

É por isso que a escolha de tratores e implementos adequados, tanto em relação à dimensão quanto em relação aos opcionais, pode definir se o produtor terá uma safra tranquila ou cheia de contratempos. São muitos fatores que podem influenciar no resultado final, como paradas desnecessárias, perdas de janelas de aplicação, intervenções equivocadas e atrasos que acabarão aumentando o custo de produção. Além disso, comprometerão a qualidade do produto, que deve ter tamanho certo, sabor adequado e ainda ser fresco o suficiente para resistir ao transporte e continuar atraente nas gôndolas.

Para acompanhar a jornada de alguns produtores de hortifrúti da Serra gaúcha, a equipe da Revista Cultivar HF visitou propriedades que utilizam mecanização e que encontram nos tratores da LS Tractor as qualidades e competências que precisam. Durante um dia inteiro de outono, com bastante sol e temperatura agradável, fomos guiados pelos vales e morros da Serra gaúcha pelo gerente da loja matriz da Trator Serra, de Caxias do Sul, Julio Cesar Carniel. Como a viagem aconteceu no período da pandemia de coronavírus, a equipe seguiu todas as indicações de segurança e medidas de prevenção exigidas pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, que estavam em vigência no período da realização da matéria. Mas nem por isso deixamos de encontrar pessoas trabalhando com prazer nas atividades que gostam e que compartilharam conosco as suas experiências.

Continue lendo: 

Versatilidade dos tratores no cultivo de hortaliças e frutas

Uso de tratores na produção de caqui, pera e ameixa

Trator para o trabalho em parreirais da Serra Gaúcha



Edição Anterior
Próxima Edição
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura