10º Congresso de Arroz Irrigado está com palestrantes definidos

​Estão definidos os palestrantes para o 10º Congresso de Arroz Irrigado (CBAI), que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de agosto em Gramado, na Serra Gaúcha

26.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Julie Moresco da Silva

Estão definidos os palestrantes para o 10º Congresso de Arroz Irrigado (CBAI), que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de agosto em Gramado, na Serra Gaúcha. Vão compor a programação do evento 12 palestrantes, entre eles seis nacionais e seis internacionais de países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Itália e Uruguai. O evento é organizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e promovido pela Sociedade Sul-brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI).

O objetivo geral do CBAI é reunir a comunidade científica, produtora, empresarial e governamental que tenha relação com o setor orizícola, para apresentar e discutir os principais resultados de pesquisas que tratam da cultura do arroz irrigado. A temática central desta edição será “A intensificação sustentável” pela utilização de sistemas integrados de produção agropecuária.

Dentro da programação do evento, no dia 8 está confirmada a palestra com doutor em Zootecnia, presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UFRGS, Paulo César de Faccio Carvalho, com o tema: “Reconectando a natureza com a produção agrícola: a via da intensificação sustentável”. Neste dia serão efetivadas as inscrições e cadastramentos.

No segundo dia, 9, estão concentradas as palestras ministradas por especialistas internacionais e, por isso, vão contar com tradução simultânea. Pela manhã, Sandra Valdes, do CIAT da Colômbia, vai ministrar a palestra “Aplicacion de nuevas tecnologias de edicion genomica para el aumento del rendimiento y calidad nutricional del arroz”. Na sequência, ocorrerá o painel com o doutor em genética e Líder do Programa Nacional INTA da Argentina, Alberto Blas Livore, com o tema “Mejoramiento Genetico em INTA, Resistencia, Calidad y Rendimiento”. Na parte da tarde, o título “Use of “Provisia” technology to manage resistant weed plants to lowland Rice” será apresentado pelo doutor Eric Webster, da Universidade de Louisiana (EUA). Em seguida, “Redução do banco de sementes de plantas daninhas no solo como estratégia de manejo” será conduzido pelo doutor Francesco Vidotto, da Universitá degli Studi di Torino (Itália).

Neste mesmo dia, o horário das 17 às 18 horas será destinado à sessão de pôsteres, que vai reunir os mais de 370 trabalhos científicos inscritos no Congresso até o momento. Interessados ainda podem cadastrar seus trabalhos.

No dia 10, a primeira palestra será do doutor em Entomologia e professor da Universidad de La Republica no Uruguai, Enrique Castiglioni, com o título “Biocontroladores no manejo de insetos praga no contexto da lavoura arrozeira”. Ainda pela manhã ocorrerão dois painéis simultâneos: o primeiro com o tema “Avanços e desafios na qualidade do arroz”, conduzido pelo vice-presidente da Federarroz, Andre Ferreira Ziglia, e a mestre em Engenharia Agroindustrial e coordenadora de qualidade do arroz no Laboratório FLAR/CIAT da Colômbia, Katerine Loaiza de La Pava; o segundo debaterá o “Panorama e perspectivas do mercado brasileiro do arroz”, com o mestre em economia e finanças e gerente na Conab, Sérgio Roberto de Santos. O turno da tarde será reservado para apresentação de pôsteres, sessão oral de trabalhos e assembleia da SOSBAI.

No dia 11, está prevista a palestra com o doutor em Agronomia/Ciências do Solo, professor da UFRGS e consultor do Irga, Ibanor Anghinoni, com o tema “Sistemas integrados de produção agropecuária no contexto da lavoura arrozeira”. Novamente ocorrerão dois painéis simultaneamente: o primeiro com o tema “Desafios para a rotação de culturas com o arroz”, ministrado pelo doutor em Fitotecnia e professor da UFSM, Enio Marchesan; o segundo painel vai abordar “Mudanças climáticas e os impactos da lavoura arrozeira”, com o palestrante doutor em Ciência do Solo e professor na UFRGS, Cimelio Bayer. O evento encerra às 12 horas com uma fala do presidente do Irga, Guinter Frantz.

Segundo a coordenadora-geral do evento, a engenheira agrônoma do Irga Danielle Almeida, esse é o maior evento técnico de arroz irrigado do Brasil. O CBAI é um evento bienal (a nona edição foi em Pelotas em 2015) de âmbito nacional e este ano o objetivo é reunir cerca de 800 participantes, entre eles produtores, pesquisadores e estudantes de todos os níveis no âmbito da lavoura de arroz. “A expectativa é de que seja um sucesso. Dentro do tema 'A intensificação sustentável' o evento está conseguindo dar uma boa visão geral, trazendo tudo de novo, tanto trabalhos científicos como técnicos, todos condizentes com o tema. Estamos surpresos com a quantidade de trabalhos científicos inscritos e com o interesse pelo evento até agora, mas esperamos mais. Acredito que esta edição vai ficar na história”, acrescenta Danielle.

As inscrições para o 10º Congresso de Arroz Irrigado poderão ser feitas até o dia do evento. Mais informações através do site.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024