15º Agrimark Brasil debate os Desafios do Agronegócio Brasileiro em um Cenário de Mudanças

O encontro acontece no dia 26 de junho (terça-feira), das 13h30 às 17h00, no Auditório da Emater/RS

14.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
I-UMA Educação & Agronegócio

Qual o impacto das barreiras não tarifárias impostas pelos países do Hemisfério Norte no agronegócio brasileiro? O Brasil está capacitado para ampliar a competitividade do setor agrícola, melhorar a tecnologia e garantir uma agricultura cada vez mais sustentável? Estas e outras questões irão pautar o debate entre instituições empresariais do agronegócio brasileiro e entidades setoriais do Rio Grande do Sul durante o 15º Agrimark Brasil, talk show que ocorre no dia 26 junho (terça-feira), das 13h30min às 17h00, no Auditório da Emater/RS. O temário central do evento comandado pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA) será sobre os Desafios do Agronegócio Brasileiro em um Cenário de Mudanças e terá dois painéis de debates – Desafios para a competitividade do agronegócio e Desafios para a sustentabilidade do agronegócio, com cerca de uma hora de duração cada.

O credenciamento pode ser feito antecipado (vagas limitadas) ou feito no local, e a entrada é franca.

Inscrições devem ser realizadas pelo site www.i-umaeventos.com.br, por e-mail (agrimark@i-uma.edu.br) ou pelo telefone (51) 3224.6111. A Abertura Oficial será às 14h00 no Auditório da EMATER/RS.

Entre os convidados desta edição estão confirmados o Presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Bráz Pereira, Economista Chefe da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do RS), Antonio da Luz, o Head de Business Sustainability Latam da Syngenta, Valter Brunner, o Presidente da The Nature Conservancy, Antonio Werneck, organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente e Maria de Fátima Marchezan, Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete.

Programação completa:

O primeiro painel ‘Desafios para a competitividade do Agronegócio’ propõe um debate a partir da discussão sobre barreiras não tarifárias impostas pelos países do hemisfério Norte ao agronegócio brasileiro, analisar as mudanças no framework regulatório que estão ocorrendo na Europa e nos EUA, suas oportunidades e dificuldades, e como essa modernização acontece no Brasil, no âmbito federal (marco regulatório, consultas públicas das agências regulatórias, reavaliações de produtos) e estadual. 

Na sequência da programação o Agrimark tratará dos ‘Desafios para a sustentabilidade do Agronegócio’ com o objetivo de complementar o bloco anterior e propor um debate sobre a evolução das práticas agrícolas no Brasil (Código Florestal e a recuperação de áreas nativas nas propriedades rurais, certificações, mudanças climáticas e agricultura de baixo carbono, novas tecnologias e agricultura de precisão) e analisar exemplos de iniciativas que estão sendo adotadas para aumentar a sustentabilidade do agronegócio, mostrando avanços e desafios.

O evento que terá como moderadora a jornalista Gisele Loeblein, colunista do agronegócio do Jornal Zero Hora, proporcionará uma interlocução com autoridades do Governo Estadual, representantes de entidades setoriais, do sistema cooperativado, produtores rurais, pesquisadores e mídia especializada para tratar dos desafios e perspectivas para o setor.

A edição 2018 do Agrimark tem o apoio da Syngenta, BRDE, Empresa Gaúcha de Rodovias - EGR, Emater/RS, Sistema OCERGS/SESCOOP/RS, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e mídias parceiras.

PROGRAMAÇÃO:

I PAINEL

Horário: Das 14h30 às 15

DESAFIOS PARA A COMPETITIVIDADE DO AGRONEGÓCIO

Convidados:

- Antônio da Luz - Economista Chefe da Farsul - Federação da Agricultura do Estado do RS

- Edson Bündchen – Superintendente Banco do Brasil

- Luis Fernando Marasca Fucks - Presidente da APROSOJA RS

- Maria de Fátima Marchezan, Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete;

- Roberto Sant’Anna - Gerente de Inovação e Sustentabilidade da ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal)

Espaço Interativo - Perguntas e Respostas

II PAINEL

Horário: Das 15h50 às 17h00

DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO

Convidados:

- Antonio Werneck - Presidente da TNC -The Nature Conservancy

- Júlio Augusto Kampf - Presidente do SINDAG (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola)

- Luiz Clóvis Belarmino - Pesquisador da EMBRAPA

- Valter Brunner - Head de Business Sustainability Latam da Syngenta

Espaço Interativo - Perguntas e Respostas

SERVIÇO:

O que: 15º Agrimark Brasil

Quando: 26 de junho de 2018, das 13h30min às 17h00

Onde: Auditório da Emater/RS (Rua Botafogo, 1051 - Menino Deus- Porto Alegre)

Ingresso: Entrada franca

Inscrições:

Site: www.iumaeventos.com.br

E-mail: agrimark@i-uma.edu.br

Contato I-UMA: (51) 3224.6111

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024