15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha reuniu os maiores pesquisadores do tema em Goiânia (GO)

O encontro reuniu nomes que discutiram as mais novas informações sobre o Sistema de Plantio Direto (SPD)

07.10.2016 | 20:59 (UTC -3)
Henrique de Oliveira

A Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), a Embrapa, a Universidade Federal de Goiás-UFG e o Ministério da Agricultura realizaram juntos o evento, que aconteceu no Centro de Eventos da UFG e na sede da Embrapa Arroz e Feijão, esta, em Santo Antônio de Goiás, região metropolitana de Goiânia, entre os dias 20 e 22 de setembro.

O encontro reuniu os principais nomes da pesquisa agropecuária do país, com as mais novas informações sobre o Sistema de Plantio Direto (SPD). Foram dois dias de palestras (20 e 21), com a participação de cerca de 500 pessoas/dia, terminando o evento na quinta-feira (22), com um Dia de Campo, na sede da Embrapa Arroz e Feijão, com a presença de cerca de 250 pessoas, entre pesquisadores, técnicos, produtores, autoridades, estudantes e profissionais da área.

O tema, nesta edição, foi "Palha, Ambiente e Renda", levantando aspectos para a melhoria da produção e renda agropecuária, a conservação do solo e a melhoria da produção. Nos dois dias de palestras, as opiniões oriundas das experiências obtidas em campo foram trazidas a público, promovendo rico debate entre os participantes. Rotação de culturas, controle biológico de pragas e doenças, fertilidade do solo, estresse hídrico, mecanização agrícola e os sistemas integrados de produção são alguns dos assuntos debatidos na programação.

O Coordenador técnico do Dia de Campo do evento, Mábio Lacerda, também pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, na área de Fitotecnia e Sistemas Agrícolas Sustentáveis, destacou o alto nível técnico das discussões, que têm trazido para os agricultores uma visão mais ampla do Sistema de Plantio Direto na Palha, em especial, no que diz respeito a compactação, formação de palha, manejo de herbicidas, construção de perfil e teor de matéria orgânica no solo. Para Mábio, assim como o evento, o público também foi muito técnico, com a presença de consultores, agricultores, pesquisadores e estudantes da área de Agronomia.

Um dos pontos levantados nas discussões, em especial pelo pesquisador João Carlos de Moraes Sá (Universidade Estadual de Ponta Grossa), é produção de Matéria Orgânica, destacando o prejuízo causado à produtividade no Sistema de Plantio Direto, pelo uso da grade na lavoura. Sobre esse tema, Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira, pesquisador da Embrapa Algodão e membro da Comissão Técnico-Científica do evento, afirma que esse procedimento deve ser adotado, apenas, quando haja algum critério técnico favorável e avaliação da viabilidade, visando a corrigir aquilo que foi detectado.

Segundo dia
No dia 21, pela manhã, dentro do Painel 3 do evento (SPD e os Sistemas Integrados de Produção), o pesquisador João K, da Embrapa Cerrados, conduziu palestra sobre integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF), lembrando em sua fala que um dos objetivos desse sistema é promover eficiência ao plantio direto, pelo uso de forrageiras, que têm capacidade de correção de perfil de solo, com penetração profunda e volume das raízes, fixação e introdução de carbono e nutrientes no perfil. "Nós temos hoje no Brasil 23 milhões de hectares onde se plantam apenas soja ou apenas milho ou, quando muito, sucessão soja-milho. Quando entrarmos aí com ILPF, aumentaremos a produção desses dois produtos, introduzindo ainda a safrinha do boi, gerando matéria orgânica, tornando o ambiente mais produtivo para qualquer cultura que se deseja plantar ali", afirma João K.

Sobre o conteúdo apresentado nas palestras, o pesquisador Murillo Lobo Júnior, da Embrapa Arroz e Feijão, ressaltou a integração plena entre as diversas linhas de pesquisa, "tudo perfeitamente compatível, conservação de água e solo, sequestro de carbono, tudo convergindo para melhoria do sistema". Murillo afirma, ainda: "nenhuma prática isolada vai fazer sucesso se não estiver bem entrosada com esse sistema, é uma ação multidisciplinar. Você endossa seu trabalho de manejo de doenças, quando vê um colega que trabalha com manejo de solo e percebe o sinergismo entre essas coisas. Parecem áreas distintas, mas que são conectadas" disse o pesquisador.

O pesquisador Luiz Carlos Hernani (EMBRAPA Solos) apresentou as ações do projeto Solo Vivo, coordenado por ele, uma parceria Embrapa, Itaipu e Febrapdp, que visa à identificação de ferramentas que permitam a qualificação do manejo de solo, nas áreas de plantio direto das regiões Centro-Sul do país. Segundo Luiz Carlos, 43% da área classificada como adoção de Plantio Direto não poderia ser assim considerada. "Trata-se, na verdade de um trabalho sem preparo, no qual se faz a dessecação da cobertura verde, fazendo em seguida o plantio, esquecendo-se dos princípios que regem a agricultura conservacionista. Mesmo com esse equívoco, tem-se conseguido rendimentos razoáveis", afirmou. O pesquisador ressaltou que a preocupação desse encontro foi mostrar técnicas alternativas também. "Nós vimos aqui a ILPF, que é um processo final da melhoria do manejo de solo em áreas de plantio direto. É um sistema muito melhor, no qual a biodiversidade é ampliada, cobre-se o solo o ano inteiro, com fotossíntese, também, o ano inteiro, com sequestro de carbono cada vez maior", concluiu.

Dia de Campo
A última etapa do 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha aconteceu na Fazenda Capivara, com o Dia de Campo realizado pela Embrapa Arroz e Feijão e o Sistema SENAR/FAEG, por meio do Programa Especial ABC Cerrado. Foram montadas quatro estações que tiveram como temas: 1. Sistema de plantio direto e Integração Lavoura Pecuária (ILP) no sequestro de gases de efeito estufa, com as pesquisadoras Márcia Thaís de Melo Carvalho e Mellissa Ananias Soler da Silva (Embrapa Arroz e Feijão); 2. Manejo de pragas e plantas daninhas com plantas de cobertura, palestra do pesquisador Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira (Embrapa Algodão); 3. Manejo de doenças com plantas de cobertura, assunto que coube aos pesquisadores Murillo Lobo Júnior (Embrapa Arroz e Feijão) e Nelson Suassuna (Embrapa Algodão); e 4. Adubação de sistemas, estação comandada por Álvaro Vilela de Resende (Embrapa Milho e Sorgo).

O evento destacou a importância dos sistemas integrados de produção na mitigação de emissão de gases na atmosfera, principalmente com a utilização da ILP. Nesse aspecto, entre outros pontos, foram apresentadas aos participantes as mais recentes informações sobre gás de efeito estufa, relacionadas à agricultura e mudança do uso da terra; e, ainda, sobre estratégias para mitigar tais emissões e aumentar o sequestro de carbono (C) no sistema solo x planta em ILP.

Outro destaque do Dia de Campo foi o manejo de pragas, plantas daninhas e doenças, com plantas de cobertura, para minimizar os riscos e os prejuízos causados por esses elementos que vêm se tornando problemas para os produtores, em Sistema de Plantio Direto (SPD).

Estes procedimentos estão melhorando a qualidade do sistema, pela incorporação de práticas referentes à rotação de culturas e a diversificação de espécies, além do uso do manejo integrado e do controle biológico.

A próxima edição do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha será em 2018, em Cruz Alta (RS), em data e tema ainda a serem definidos pela comissão científica do evento.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024