19ª Expoagro Afubra inicia hoje (26/03)

Tecnologias para o Campo – Gestão, será o tema da 19ª edição da feira que vai até quinta-feira (28/03)

26.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Luciana Jost Radtke

Tecnologias para o Campo – Gestão. Este será o tema da 19ª Expoagro Afubra que inicia hoje, dia 26 de março, e estende-se até quinta-feira, 28. A abertura, marcada para às 9 horas, contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior, além de autoridades federais, estaduais e municipais e lideranças ligadas ao setor agropecuário.

Segundo o coordenador geral da Feira Marco Antonio Dornelles, “a forte mudança no mercado mundial pelo comportamento dos consumidores e pela tecnologia da informação atinge todos os setores produtivos, e o setor agropecuário não fica fora do contexto. Por isso, é de suma importância que os produtores administrem suas propriedades da melhor forma possível buscando rentabilidade. Isso somente é possível com bom gerenciamento de todos os recursos da propriedade, capital investido, a mão de obra necessária, os custos de produção, a escolha das atividades de produção comercial e área da propriedade e a comercialização. O produtor deve estar preparado por cursos, treinamentos e, se possível, utilizando tecnologia para isso”. Dornelles ainda destaca que a Expoagro Afubra é o local onde os produtores rurais podem encontrar informações para tornar a sua propriedade uma empresa rentável.

Pavilhão da agricultura familiar

Um dos destaques da solenidade de abertura desta edição da feira foi a inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar. O ato de corte da fita inaugural foi realizado logo após a solenidade de abertura, junto ao Pavilhão, concretizando a ideia de uma estrutura fixa para as agroindústrias familiares.

O pavilhão começou a se tornar realidade a partir do anúncio – durante o lançamento da Expoagro Afubra 2016 – do deputado federal Heitor Schuch, que conseguiu a verba por meio de emenda parlamentar. O pavilhão é um convênio firmado entre o município de Rio Pardo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que contou com um repasse no valor de R$ 926.250,00, mais uma contrapartida do município, em parceria com a Afubra, no valor de R$ 40.246,75. A estrutura de alvenaria possui 1.500 metros quadrados e ainda será erguida uma estrutura com pirâmides, anexo ao pavilhão, já que são necessários 2 mil metros quadrados de área para acomodar as 112 agroindústrias e 37 expositores de artesanato, plantas e flores que participarão desta edição da Expoagro Afubra. Para a construção dos estandes, há investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. 

A comissão organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta pela Afubra, Fetag, Emater/RS-Ascar e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Fórum de diversificação

Em 2019, seguindo o tema central da 19ª Expoagro Afubra, o 11º Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais abordará a gestão nas propriedades. Organizado numa parceria entre a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede), o encontro será realizado no auditório do Parque da Expoagro Afubra, às 9 horas do dia 28 de março.

Prêmio AFUBRA/NIMEQ

O 6º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar é uma promoção da Afubra com o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel) e parceira da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A premiação ocorre no dia 28 de março, último dia da 19ª Expoagro Afubra, às 12 horas, no palco do Espaço Cultural.

Na categoria empresa são nove inscritos: BE1 Tecnologia, com o Computador Agrícola BE1; Jacto, com o Jacto DJB-20S; Mahindra, com o Trator 2025; Maquinafort, com a Mini Serraria Móvel SMM1 Compacta; Rovler, com o Equipamento para Secagem de Produtos Vegetais; Torri Engenharia e Saneamento, com o Bebedouro de Água para Animais no Sistema Anelfácil Torri; Unyterra Máquinas Agrícolas, com a Transplantadeira de Hortaliças; Zebu Sistemas Eletrônicos, com a Armadilha para Insetos – Energia Solar; e WD Master, com o Master-200. 

Na categoria inventor, foram seis inscritos e três selecionados: Leovanis Gonçalves, Daniela Colle e Ana Carolina Razera, de Vanini/RS, com o Batedor e Limpador de Feijão; Cleiton Drost, de Herveiras/RS, com o Limpador de Grãos; eLeonardo Streher Matté e Silvio Luiz Albani, de Aratiba/RS, com a Transplantadeira de Mudas.

Patrocinadores

A 19ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro, Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Banrisul; patrocinadores Prata, Massey Ferguson e Yara Brasil Fertilizantes, e patrocinadores Bronze, Máquinas Agrícolas Jacto e Banco do Brasil

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024