21° Congresso Mundial de Solos reúne cerca de quatro mil pessoas de mais de 100 países no Rio de Janeiro

​A 21ª edição do Congresso Mundial de Ciência do Solo marca a estreia do Brasil e do hemisfério sul na promoção desse evento

13.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz ​

21ª edição do Congresso Mundial de Ciência do Solo marca a estreia do Brasil e do hemisfério sul na promoção desse evento, que reúne as mais importantes lideranças mundiais nas pesquisas de ciência de solo do País e do exterior. O 21°WCSS (sigla em inglês) começou nesse domingo (12/8) no Rio de Janeiro (RJ) e se estende até esta sexta-feira (17/8), com a presença de cerca de quatro mil pessoas de mais de 100 países. A abertura contou com as presenças do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em exercício, Celso Moretti; do representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Alan Bojanic; do presidente da União Internacional de Ciências do Solo, Rattan Lal; da presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Fátima Moreira; e do presidente do Congresso, Flávio Camargo.

Para Camargo, o evento é uma oportunidade de mostrar ao mundo a experiência do Brasil na área de ciência de solos, que começou no Século XIX. “Temos 71 anos de atuação só da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. É muito importante que o mundo conheça o nosso protagonismo”, ressalta.

O presidente da Embrapa em exercício, Celso Moretti, destacou que a expertise do País nessa área foi determinante para consolidar a importância do bioma Cerrados no agronegócio brasileiro. “Desacreditado na década de 1970, o Cerrado é hoje um dos polos mais produtivos do Brasil. Isso se deve, em grande parte, aos estudos de ciências dos solos”, constatou.

A tropicalização da agropecuária foi ressaltada por Moretti como a grande responsável pela consolidação do Brasil como um dos mais importantes players do agronegócio mundial. “Em pouco mais de quatro décadas, passamos de importador de alimentos a um dos maiores produtores agrícolas mundiais”, enfatizou o presidente da Embrapa em exercício, lembrando que a ciência tem participação decisiva nesse contexto.       

Brasil: pioneirismo no desenvolvimento sustentável da agricultura

José Carlos Polidoro, chefe-geral da Embrapa Solos (RJ), reforça ainda que, paralelamente aos bons resultados no cenário agrícola mundial, o Brasil é pioneiro também no desenvolvimento sustentável da agropecuária. “Seja por força de lei ou por iniciativa dos produtores, o fato é que hoje o País tem 66% de sua área total preservada”, enfatiza, lembrando que esses números não encontram paralelo em nenhum outro país do mundo.

“A associação entre agropecuária e degradação da natureza no Brasil é um erro. Um mito que precisa ser derrubado”, frisa Polidoro. Segundo ele, é muito importante que a população brasileira, especialmente de áreas urbanas, saiba que o País tem tratado muito bem os seus dois recursos naturais mais importantes: água e solo.

FAO: preservação dos solos tem que constar da agenda política dos países

Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, afirmou que é fundamental que assuntos relacionados a solos, incluindo preservação e uso sustentável, entre outros, tem que ser prioridade na agenda pública dos países.

Nesse ano, foi oficializado no Brasil o Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), que integra dezenas de instituições brasileiras com a missão de mapear 8,2 milhões de km² do território nacional até 2048, em escalas de 1:25.000 a 1:100.000. Centenas de profissionais estarão dedicados à investigação, documentação, inventário e interpretação de dados dos solos brasileiros. 

Serviço

O 21º Congresso Mundial de Solos acontece de 12 a 17/08/2018 no Hotel Windsor Oceânico, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. 

Mais infomações no site oficial do evento.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024