25 anos da Embrapa Clima Temperado é marcado por lançamento de livro técnico sobre Morango

​Neste domingo, 1º de julho, a Embrapa Clima Temperado completa 25 anos de presença e atuação no município de Pelotas e na região Sul do país

02.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps com colaboração de Julia Zschornack ​

Neste domingo, 1º de julho, a Embrapa Clima Temperado completa 25 anos de presença e atuação no município de Pelotas e na região Sul do país. O ato celebrativo vai acontecer no dia 6 de julho, quando haverá uma sessão de assinatura de convênios, de homenagens e reconhecimento. As Câmaras Municipais de Pelotas e Capão do Leão programaram audiência conjunta para prestar homenagem à  Embrapa. A data inicial estava marcada para esta segunda-feira, dia 2 de julho, mas em virtude dos jogos da Copa do Mundo, a audiência foi transferida para o próximo dia 9 de julho,  às 10h, mantendo-se no mesmo local, no auditório da Embrapa, à BR 392 Km 78.

A programação dos 25 anos da Embrapa Clima Temperado inclui, além de atividades internas, congregando a sua equipe de trabalho, das três bases físicas da Unidade de pesquisas, também o lançamento da publicação Morangueiro, homenagens a parceiros da sociedade e inauguração da Galeria de Ex-Chefes. Um dos pontos altos da comemoração serão as assinaturas de parcerias formalizadas com a UFPel e o Instituto Brasileiro de Olivicultura-Ibraoliva.

Sessão de assinatura de convênios 

Na data de 6 de julho, o Reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal, fará a assinatura de convênio de cooperação conjuntamente com o Chefe-Geral da Unidade, Clenio Pillon.  Embora, a UFPel seja parceira de longa data da Unidade de pesquisas, será formalizado o fortalecimento de atuação dos profissionais entre as duas instituições nos Programa de Pós-Graduação da Universidade. Uma das cláusulas descreve a disponibilidade de infraestrutura de laboratórios e pessoal de apoio para o desenvolvimento das pesquisas, assim como, da disponibilidade de pesquisadores ministratem disciplinas dentro da grade curricular de cursos do Programa. O convênio tem duração de cinco anos.

Já a segunda parceria a ser firmada é com o Instituto Brasileiro de Olivicultura - Ibraoliva, no qual será assinado um contrato de parceria técnica especializada para execução do projeto. O convênio prevê a integração de esforços, especialmente de cooperação técnica e financeira para desenvolver tecnologias que garantam a sustentabilidade da atividade olivícola, bem como trazer informações que gerem conhecimento e potencializem a competitividade aos produtores e a toda cadeia produtiva da olivicultura. A atividade beneficiará aproximadamente 150 produtores rurais, empresas e potenciais investidores da cadeia produtiva da olivicultura. Esta assinatura se dará entre o Chefe-Geral da Unidade, Clenio Pillon, e o Diretor-Presidente do Ibraoliva, Eudes Romano Marchetti.

Livro Morangueiro orienta produtores

O lançamento da obra Morangueiro  vai ocupar um momento especial dentro do programa dos 25 anos da Embrapa Clima Temperado, já que é a espécie mais explorada no Brasil entre as pequenas frutas e está expandindo sua produção anualmente.

Com a finalidade de reunir informações sobre o cultivo do morango, geradas por profissionais da Embrapa, de universidades e de institutos estaduais de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, o livro Morangueiroatende demandas de produtores, técnicos, estudantes e demais interessados no assunto.

A obra, editada pelos pesquisadores Luis Eduardo Corrêa Antunes, Carlos Reisser Júnior e José Ernani Schwengber, é resultado da cooperação entre a organização sul coreana Rural Development Administration (RDA) e a Embrapa, e trata principalmente das tecnologias de cultivo do morango, trazendo informações para a expansão do conhecimento desta cadeia produtiva.

O principal produtor de morangos no país é Minas Gerais, alcançando 54,52% do total produzido no Brasil, mas o Rio Grande do Sul aparece também como principal produtor, ocupando 11,25% da produção nacional, com o cultivo de 500 hectares.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024