26ª Abertura da Colheita do Arroz inicia nesta quinta-feira

Embrapa leva estudo para gestão de uso da água e novo material genético de ciclo longo, a BRS Pampeira

18.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

O município de Alegrete (RS) a partir desta quinta-feira (18/02) até domingo (20/02) será sede da 26ª Abertura da Colheita do Arroz. O agronegócio do arroz gaúcho estará reunido para trocar conhecimento sobre novas ferramentas para a lavoura arrozeira, atualizar práticas que conservem os recursos naturais como a água e conhecer novidades tecnológicas para garantir qualidade ao produto com novos materiais genéticos. A Embrapa Clima Temperado participa da programação ao apresentar estudo de recursos hídricos e lançar a nova cultivar de arroz, a BRS Pampeira. O evento reserva também momento para discussão de políticas públicas para o setor.

No primeiro dia de evento (18/02), das 10h às 11h30, o pesquisador José Maria Parfitt vai mostrar o estudo sobre gestão de recursos hídricos em terras baixas, onde o planejamento e a sistematização buscam a diversificação do sistema produtivo e manejos alternativos de irrigação no arroz "Os problemas decorrentes do excesso ou deficiência hídrica para a soja, milho e outros cultivos em rotação com arroz irrigado são os principais fatores limitantes para que estas culturas possam expressar seu máximo potencial produtivo", diz Parfitt. O pesquisador irá apresentar para a baixa condutividade hidráulica uma ferramenta básica e inovadora que é a utilização de receptores GPS e base RTK para a obtenção do modelo digital de elevação do terreno. Para a sistematização da superfície do solo serão apresentados dois projetos: o sistema tradicional de sistematização da lavoura arrozeira do sul do país, ou seja, sem declividade, comumente chamada de "cota zero" e o método de sistematização com declividade variada.

Outro destaque da Embrapa para a 26ª Abertura da Colheita será a contribuição do chefe da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia (Brasília/DF), Elísio Contini, que falará sobre A agricultura do século 21 seus desafios e oportunidades na sexta-feira (19/02), das 17h às 18h. E ainda, na mesma tarde, a Embrapa Clima Temperado faz o lançamento de novo material genético, a BRS Pampeira. A nova cultivar de arroz é de ciclo longo e possui alto potencial produtivo, acima de 10 toneladas/hectare. É resistente à brusone, é rústica e tem elevado perfilhamento.

A BRS Pampeira originou-se do cruzamento entre a variedade IR 22 e a linhagem CNA 8502 e possui um ciclo biológico de 133 dias da emergência à maturação no Estado e as plantas são consideradas modernas. Tem colmos fortes e resistência ao acamamento de plantas. Possui porte médio chegando a alcançar mais de 91cm, o que pode variar em função do manejo cultural e das condições ambientais encontradas nos demais estados do Brasil. O peso médio de mil grãos é de 27g.

Os grãos são do tipo longos e finos, com rendimento industrial superior a 62% de grãos inteiros polidos com renda total de 68%. Apresenta excelentes atributos de cocção comparada às melhores cultivares destacadas pela indústria. O grão apresenta teor de amilose alto e temperatura de gelatinização baixa, conferindo padrão solto e macio após o cozimento.

O trabalho da pesquisa em arroz para lançamento desta nova variedade, uniu os esforços conjuntos de pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antonio de Goiás/GO), Clima Temperado (Pelotas/RS) e da Embrapa Produtos e Mercado, escritório do Capão do Leão/RS.

A cerimônia de lançamento da nova cultivar será no espaço das Vitrines Tecnológicas do Parque Dr. Lauro Dornelles, às 19h.

A 26ª Abertura da Colheita do Arroz é organizada pela Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Alegrete com o apoio do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Alegrete.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024