29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz destaca desafios na cadeia produtiva do grão

Edição também terá oficinas, palestras e demonstração de novas tecnologias

07.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Rejane Costa

A 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz que será realizada de 20 a 22 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), na região de Pelotas (RS), vai contar com uma intensa programação composta por fóruns técnico e de mercado, além de palestras, oficinas, vitrines tecnológicas, feiras e dinâmicas de equipamentos. O evento deste ano tem como tema “Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada”. 

O ano de 2019 será de grandes desafios na cadeia produtiva do arroz devido aos graves problemas pelos quais o setor atravessa e também porque estará na pauta a reforma tributária. A afirmação é do presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, Daire Coutinho. No próximo dia 20, a Câmara vai se reunir durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz para debater as demandas do setor produtivo. Segundo Coutinho, o setor precisa de algumas decisões tributárias pois vem sofrendo com a entrada de arroz importado do Mercosul, principalmente o setor produtivo. “Entendo que não existe cadeia produtiva forte sem que os elos tenham força. Então a manutenção da qualidade econômica de todos os elos da cadeia é muito importante. E o setor produtivo passando por esta crise é motivo de enfraquecimento da cadeia como um todo”, afirma.

Coutinho sinaliza que também uma das discussões importantes durante a reunião será a questão do quadro de oferta e demanda em razão dos prejuízos que aconteceram na lavoura com os eventos climáticos. Salienta que a Câmara Setorial Nacional do Arroz realizou um trabalho anteriormente mostrando quais eram os pontos principais a serem discutidos e a previsão é de que nesta reunião sejam fechadas todas as demandas da cadeia produtiva junto ao novo governo. “Como tem acontecido nos últimos  anos, deveremos ter uma acalorada discussão a respeito de todas as necessidades do setor produtivo, com a presença de todos os membros da Câmara Setorial. Já temos algumas confirmações de participação tanto do setor produtivo como do setor industrial do Centro do país. Portanto, será  o momento e o lugar de discutirmos todas as questões que envolvem a lavoura de arroz, indústria e comercialização”, informa.

As novas tecnologias também estarão presentes na Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Nos dias 20 e 21 de fevereiro será realizada palestra na Carreta da Farsul com o tema: Startups conectando produtores: Tecnologia de pulverização seletiva. O engenheiro elétrico e sócio da Eirene Solutions, Gabriel Borges, vai explicar como funciona um sistema de câmaras desenvolvido pela startup de Porto Alegre (RS), a ser instalado em pulverizadores terrestres. O sistema analisa o solo e quando é necessário ativa a pulverização. “No método atual de pulverização, por exemplo, é pulverizado 100% da área, tendo planta ou não. Com  esse sistema de câmeras instalados em veículos pulverizadores, a pulverização ocorre somente onde tem planta. À medida em que o veículo se desloca os bicos de pulverização abrem ou fecham. As câmeras detectam o que é erva daninha, o que é cultivo e o que é solo”, explica. 

Também nos dias 20 e 21, ocorrerá uma oficina de Produção de Alimentos à Base de Arroz e Derivados, com a nutricionista e instrutora de curso do Senar/RS, Marjana Teresinha de Mattos Favin. Ela irá abordar a importância do arroz na dieta humana. O arroz é um alimento saudável e completo, sendo uma das principais fontes de carboidratos, substâncias orgânicas que fornecem energia ao organismo, além de contribuírem para a restauração e o desenvolvimento dos tecidos. Conforme Marjana, o cereal é uma boa fonte de sais minerais e vitaminas, além de não conter colesterol e glúten, e ser rico em fibras. “Nas oficinas aproveitamos para divulgar a farinha de arroz e apresentar as receitas, permitindo que os participantes possam ver a elaboração das mesmas”,ressalta.

A programação paralela da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz contará ainda com visita guiada no espaço da Embrapa intitulada Coleção de Plantas Forrageiras e Integração Lavoura Pecuária, palestra no stand do Irga sobre os Benefícios do Arroz para a Saúde e também um Seminário Técnico, Sindag na Estrada - Encontro da Aviação Agrícola, palestra sobre Projeções Climáticas para 2019/2020 com a Somar Meteorologia e Noite Irga & Simularroz, na Vitrine do Irga.

O evento conta com Patrocínio Premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, correalização da Embrapa e é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). A programação completa está no site, que pode ser acessado aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024