NOTÍCIAS

42º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado em Serra Negra, São Paulo, de 18 a 21 de outubro de 2016

  • 20/07/2016 |
  • Lucas Tadeu Ferreira

O Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que é realizado anualmente pela Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira – Fundação ProCafé, nesta 42ª edição de 2016, contará com a promoção do Instituto Agronômico IAC, Universidade de Uberaba – UNIUBE e Universidade Federal de Lavras – UFLA, instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.

Além das instituições promotoras citadas, o 42º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras contará ainda com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil - CeCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel - ABICS, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Conselho Nacional do Café – CNC, e outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura e, mais ainda, com cooperativas e associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira.

Local de realização e inscrições - O Congresso será realizado na cidade de Serra Negra, São Paulo, no Hotel Vale do Sol, de 18 a 21 de outubro, tendo como tema central 'Produzir mais café, com economia, só com boa tecnologia'. As inscrições serão feitas no próprio local do evento a partir do primeiro dia (18-10-16).

Programação - O programa oficial do Congresso contempla a apresentação oral de 100 trabalhos de pesquisa agrupados em sete temas: pragas do cafeeiro; doenças do cafeeiro; sementes, mudas, plantio, espaçamento e condução; tratos culturais; melhoramento genético; ecologia e fisiologia; e estudos socioeconômicos; e, terá, ainda, a realização de três seminários sobre: As novas variedades de café, o Controle de nematóides em cafeeiros e Bases e inovações na secagem do café.

Eventos paralelos e complementares serão oferecidos durante a realização do evento: visita e troca de informações nos estandes das empresas expositoras, de 18 a 20 de outubro; e, no último dia do Congresso (21-10) haverá demonstrações de resultados em dia de campo em fazenda produtora de café na região.

Trabalhos de pesquisa - O prazo para envio será até 15 de setembro. Espera-se receber para publicação mais de 300 trabalhos, os quais serão editados em livro dos Anais do 42º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras e em CD. Confira no site do Congresso as regras para a apresentação de trabalhos, os quais devem ser escritos, na forma resumida, conforme o usual, e remetidos por e-mail para trabalhos@fundacaoprocafe.com.br. E mais informações pelo telefone (35) 3214-1411.

Objetivo do Congresso - O principal objetivo é divulgar os mais recentes resultados obtidos pela pesquisa e inovação no manejo dos cafezais e preparo do café, e, ainda, promover a transferência de tecnologias, troca de conhecimentos e realizar treinamentos visando aumento da produtividade das lavouras e da sua competitividade, além da melhoria da qualidade do café, com sustentabilidade do setor.

Público esperado – O público esperado é de aproximadamente 600 participantes, constituído de pesquisadores, professores, técnicos, extensionistas e consultores ligados à assistência técnica, estudantes universitários, lideranças de associações e cooperativas, cafeicultores e demais segmentos interessados no desenvolvimento do agronegócio café.

Para saber mais sobre o 42º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, Fundação ProCafé, Embrapa Café, Observatório do Café e Consórcio Pesquisa Café

Congresso

http://fundacaoprocafe.com.br/eventos/congresso

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura