NOTÍCIAS

45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado em Poços de Caldas (MG)

Evento ocorre de 29 de outubro a 1º de novembro de 2019. – Foto: Tony Oliveira/CNA

A 45ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, evento realizado anualmente pela Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira – Fundação ProCafé, será realizada na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, no período de 29 de outubro a 1º de novembro de 2019, no salão de convenções do hotel Monreale. O evento tem como tema central “Mais tecnologias cafeeiras, nas cores brasileiras” e objetiva promover e transferir novidades tecnológicas do setor, por meio da assistência técnica e demais lideranças da cafeicultura.

O Congresso conta com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, da Universidade de Uberaba – Uniube e da Universidade Federal de Lavras – UFLA  . Além dessas instituições promotoras citadas, o evento conta com apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CeCafé, Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – ABICS, Conselho Nacional do Café – CNC,  e de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira. Essa edição do Congresso também terá apoio especial da “Fazenda Sertãozinho" e da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

A programação oficial do 45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras conta com apresentação de 136 trabalhos de pesquisa, e terá início às 9h do dia 29 de outubro, com a sessão de abertura. O período da tarde, com início previsto para as 14h, terá apresentações de 27 trabalhos de pesquisa, sendo 14 de “Pragas do cafeeiro”, dos quais 6 sobre “Bicho mineiro” e 8 sobre “Outras pragas e nematoides”, além de 11 trabalhos a respeito de “Doenças do cafeeiro”, sendo 9 sobre “Ferrugem” e 2 sobre “Outras doenças”, além de 2 trabalhos a cerca de “Colheita, preparo, qualidade do café, consumo e saúde”. A programação desse dia será encerrada com o seminário “Doenças secundárias do cafeeiro”, com início às 17h.

O segundo dia do Congresso (30/10), contará, no período da manhã, com apresentações de 12 trabalhos de pesquisa sobre “Sementes, mudas, plantio, espaçamento e condução”, 18 trabalhos sobre a temática “Tratos Culturais”, sendo 9 a cerca de “Controle do mato/herbicidas”, e, ainda, 9 sobre “Adubação, calagem, solos, subsolagem e micorrizas”. Iniciando o período vespertino, serão apresentados mais 16 trabalhos sobre “Adubação, calagem, solos, subsolagem e micorrizas”, os quais serão seguidos por mais 5 trabalhos a respeito de “Podas, enxertia e combinações de cultivo”, e, por fim, 7 trabalhos de pesquisa sobre “Irrigação, cobertura do solo, arborização e quebra-vento”. O dia será encerrado com o seminário “Racionalização do uso de nitrogênio na adubação de cafeeiros”.

No dia 31 de outubro, a programação do 45º Congresso continua com apresentação de trabalhos de pesquisa, no período da manhã, oportunidade em que serão apresentados 3 trabalhos sobre “Irrigação, cobertura do solo, arborização e quebra-vento”, 11 que tratam de “Colheita, preparo, qualidade do café, consumo e saúde”, e, também, 3 a respeito de “Mecanização e tecnologia de aplicação” e, terminando o período matutino, mais 10 trabalhos sobre “Melhoramento Genético”. O período vespertino continua com apresentações relativas a “Melhoramento Genético”, quando serão apresentados mais 12 trabalhos, seguidos por 5 de pesquisa sobre “Ecologia e fisiologia” e, finalizando as apresentações, mais 6 trabalhos sobre “Estudos socioeconômicos, geoprocessamento, agricultura de precisão, certificação, café orgânico e comercialização”. O seminário “Fermentação de cafés e conservação na armazenagem de cafés especiais” encerrará a programação científica do Congresso.

No dia 1º de novembro, haverá um dia-de-campo na Fazenda Sertãozinho, situada em Botelhos – MG, com demonstração de novas variedades, sistemas de aplicação de herbicidas, colheita mecanizada em microterraços, modo de industrialização de cafés em cápsulas e portfólio de empresa de insumos, com encerramento do evento com uma feijoada. Para participar do dia-de-campo é necessário se inscrever na lista que estará na secretaria do evento.

Inscrições podem ser realizadas acessando aqui

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura