5ª Expoarroz vai contar com tecnologias da Embrapa

​Entre os dias 9 a 11 de maio, o Centro De Eventos Fenadoce, em Pelotas/RS, sedia a 5ª edição da Expoarroz

08.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

Entre os dias 9 a 11 de maio, o Centro De Eventos Fenadoce, em Pelotas/RS, sedia a 5ª edição da Expoarroz. A feira busca estimular negociações, atrair novos investimentos e discutir tecnologia e alimentação ligados à cadeia orizícola. A Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) está presente no evento desde a primeira edição, e nesta, dá prosseguimento a sua participação em estande institucional, levando tecnologias como a recém lançada cultivar de arroz irrigado, a BRS A 701 CL, para atender o sistema Clearfield, e materiais informativos a respeito da cultura, assim como, contribui com palestras técnicas junto ao Fórum Internacional: O Arroz na Segurança Alimentar. O destaque ainda cabe a realização do 1º Curso de Capacitação de Auditores da Produção Integrada do Arroz (PIA), que acontece em paralelo ao evento, nas dependências da Embrapa.

A equipe de pesquisa da Embrapa voltada à cultura do arroz, vai se envolver no painel A relação arsênio e arroz: Dos estudos de monitoramento à mitigação, que acontece no dia 9 de maio, das 16h30 às 17h45. O pesquisador Júlio Centeno da Silva será o moderador do debate da palestra proferida pelo professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas, da Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Bruno Lemos Batista. Os debatedores serão Mário Neitzel, da Cerealle; Henrique Dorneles, da Federarroz; e Rogério Sousa, da UFPel. O segundo painel de participação da Embrapa acontece no dia 11 de maio, sobre Ecofisiologia do arroz irrigado: Visão do futuro frente as mudanças climáticas, das16h às 18h, tendo como moderador o pesquisador Ariano de Magalhães Júnior da palestra proferida pelo professor do Instituto de Biologia/UFPel, Sidnei Deuner. Os debatedores serão Oneides Avozani, do Irga; Antonio Oliveira, da FAEM/UFPel e o pesquisador Sílvio Steinmetz, da Embrapa Clima Temperado.Confira a programação completa em www.expoarroz.com.br

Curso da PIA

Este curso é o primeiro treinamento para capacitar auditores e responsáveis técnicos sobre Produção Integrada Brasil (PI Brasil) e sobre o processo produtivo na PIA, visando sua implantação nos segmentos campo, beneficiamento e indústria do arroz, atendendo assim as exigências mercadológicas para obtenção de alimento seguro e promovendo a conservação e/ou preservação do meio ambiente, a saúde dos trabalhadores e a viabilidade econômica.

A capacitação é direcionada aos engenheiros agrônomos e engenheiros agrícolas habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Os participantes serão sensibilizados, em assumir por meio do curso, o compromisso de disponibilizar junto a agentes produtivos, tecnologias indicadas por instituições de pesquisa, visando à melhoria qualitativa e quantitativa do agronegócio orizícola. Dessa maneira, os participantes vão passar a se credenciarem como auditores e responsáveis técnicos da PIA.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024