9º Prêmio de Gestão Ambiental Rural COMIGO será entregue no dia 15 de abril

Interessados podem se inscrever até o final de fevereiro, já que as visitas às propriedades rurais serão feitas no mês de março pela comissão avaliadora

24.02.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Dantas

Reconhecer e destacar os cooperados dos municípios da área de atuação da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), que conseguiram, por meio da aplicação de práticas de conservação, preservação e defesa dos recursos naturais, promover a atividade agropecuária sustentável e em equilíbrio com a natureza em suas propriedades. Esses são objetivos do Prêmio de Gestão Ambiental Rural COMIGO, que chega a sua 9ª edição em 2016 e será entregue no dia 15 de abril, às 10 horas, no auditório principal do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). A premiação, que faz parte das atividades da Tecnoshow Comigo 2016, é reconhecida nacionalmente pelo prêmio Cooperativa do Ano de 2009, na categoria de meio ambiente.

As inscrições ao prêmio foram abertas em dezembro de 2015 e se encerram no final de fevereiro. Os interessados podem participar de acordo com categorias: A, para as propriedades com até 100 hectares; categoria B, para as propriedades de 101 a 500 hectares; e C, para as maiores de 500 hectares. Além disso, é feita a divisão em grupos de acordo com as regiões de atuação da Cooperativa, como grupo 1 (Rio Verde, Santa Helena e Montividiu), grupo 2 (Jataí e Serranópolis), grupo 3 (Paraúna, Indiara, Jandaia, Acreúna e Palmeiras) e grupo 4 (Caiapônia, Montes Claros e Iporá).

As propriedades rurais inscritas passarão pela avaliação, em março, de agrônomos e técnicos auditores da COMIGO, que vão vistoriar diferentes aspectos da atividade agropecuária que podem causar impacto ao meio ambiente, assim como os aspectos legais exigidos pelos órgãos ambientais.

Confira os critérios de avaliação:

Inscrição no Cadastro Ambiental Rural – instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental e de áreas degradadas.

Outorga de Água – é verificada a presença de outorga destinada à irrigação.

Destinação final dos efluentes – é avaliada a disposição dos efluentes referentes ao processo de produção agropecuária, como água de lavagem de ordenha, presença de fossa séptica, água de chiqueiros, água de lavagem de máquinas e implementos e suas respectivas medidas de tratamento, antes de serem lançados nos corpos de água.

Tanque de combustível – são observados itens como pavimentação, instalação coberta e bem arejada, distância em relação às demais instalações, identificação visual, ponto de aterramento para caminhões-tanque, tanques aéreos, equipamentos de emergência, tanque de contenção.

Armazenamento de defensivos e descarte de embalagens – são verificadas as condições de armazenamento dos defensivos agrícolas e suas respectivas embalagens na propriedade.

Conservação de solo – é observada a adoção integral de práticas de conservação do solo como terraços e plantio direto, assim como a ocorrência de voçorocas e erosões.

Transporte de produtos perigosos – verificação do certificado do MOPP ou carteira de motorista emitida pelo Senat.

Licença para uso de motosserra – verificação de registro e cadastro junto ao Ibama.

Captação de água para pulverizadores – observada e avaliada a metodologia para captação de água para abastecimento dos pulverizadores agrícolas e seu potencial de contaminação.

Coleta seletiva de resíduos sólidos de origem doméstica – verificado se há a separação do lixo (orgânico e inorgânico) nas residências da propriedade.

Adoção de medidas preventivas para evitar queimadas indesejáveis – observada se há implantação de aceiros nas divisas e nos remanescentes florestais e, ainda, grau de preparo dos funcionários para combate a queimadas.

Ações de educação ambiental – observado se há algum trabalho de conscientização ambiental dos funcionários da propriedade.

Ações de responsabilidade social – avaliado se existe algum trabalho de responsabilidade social da propriedade.

Premiação

Serão premiadas as propriedades que, dentro de cada grupo e de acordo com sua categoria, obtiverem a maior pontuação junto aos requisitos exigidos pela comissão julgadora. Para estarem aptas à premiação, as propriedades precisam alcançar o mínimo de 60% dos pontos avaliados. Dessa forma, serão 15 premiados em 2016 que vão receber troféus, mudas de árvores e fertilizantes COMIGO, incluindo um grande campeão por meio da avaliação da pontuação de todos os vencedores.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024