A evolução das melancias no Brasil

Ao longo dos últimos anos, a melancia ganhou cultivares que agregam diferenciais para atender tanto as exigências do mercado consumidor, quanto as necessidades do produtor rural

01.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Isabella Monteiro

A indústria sementeira de hortaliças no Brasil investe constantemente em pesquisas que visam melhorar aspectos de produção e suprir os desejos do consumidor na hora da compra. Um dos exemplos disto é a melancia. Uma espécie que ganhou, ao longo dos últimos anos, diversos híbridos mais resistentes e produtivos a campo, além de alguns diferenciais que foram agregados também como maior grau de doçura; coloração mais intensa na casca e/ou polpa; ausência de sementes; tamanhos variados; dentre outros aspectos.


Cultivada em todos os estados da federação e em uma área superior a 100.000 hectares, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de melancia. Inclusive, trata-se de uma hortaliça bastante apreciada e consumida por todas as classes sociais no País.

Cultivares e nichos de mercado

Segundo Steven Udsen, presidente da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), o desenvolvimento de novos híbridos é uma prática contínua das empresas sementeiras, a fim de fomentar a evolução do mercado e atender as diferentes demandas do consumidor.

Atualmente, a disponibilização de diferentes cultivares é essencial para que o produtor possa escolher qual será o melhor tipo de fruto para produzir em sua região, de acordo com o clima e solo locais, além do nicho de mercado para o qual ele comercializará. Por isso, de acordo com Udsen, “o produtor rural deve pesquisar bastante e estar bem informado para fazer a escolha certa e obter os resultados esperados, pois há muita diversidade de cultivares disponíveis".

Os consumidores já podem encontrar no mercado melancias híbridas do tipo globular, alongada, sem sementes, na versão média e mini – todas desenvolvidas para atender as mais diferentes demandas: famílias menores, facilidade de consumo, agradar o paladar infantil.

Nos últimos anos, de acordo com a ABCSEM, a produção de melancia no País girou em torno de quase 4 bilhões de toneladas ao ano, sendo a primeira hortaliça do ranking de volume de produção, movimentando mais de R$ 6 bilhões apenas no Varejo.

Vale ressaltar ainda que a melancia é uma hortaliça extremamente saudável, pois possui baixas calorias, além de diversas vitaminas, antioxidantes, e alto poder de hidratação além de ser uma fonte rica em licopeno.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024