Abertos o Abisolo Fórum, encontro da cadeia de nutrição vegetal no Brasil

Evento, que atraiu a atenção de 600 participantes, conta com a presença de especialistas, nacionais e internacionais, para de­­bater o futuro do setor

10.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Noemi Oliveira

Com a presença de um público de aproximadamente 600 pessoas na plenária, foi aberto, na manhã desta quarta-feira (10), no Expo Dom Pedro, em Campinas-SP, VIII Abisolo Fórum e Exposição Internacional Tecnologia & Integração, que se prolongará até quinta (11). “O Fórum Abisolo sempre teve como objetivo central, a difusão das tecnologias do setor, constantemente embasadas na ciência. Em todas as edições já realizadas, demonstramos a importância dos nossos insumos para o aumento da produtividade, da qualidade e da sustentabilidade da produção agrícolas brasileira. Na edição 2019, denominada Tecnologia e Integração, entendemos a importância de oferecer um conteúdo mais abrangente”, afirmou, na solenidade de abertura, Roberto Levrero, presidente da ABISOLO – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, promotora do evento.

O encontro reúne alguns dos mais renomados especialistas no segmento e tratará, durante os dois dias, de tecnologia, de novos mercados que se abrem para o setor, do sistema de distribuição, de agricultura digital, de tecnologia de aplicação, além de conjuntura política e econômica. “Sempre com o objetivo de disponibilizar conteúdo de valor para a tomada das melhores decisões pelos executivos do nosso setor e por todos os participantes da cadeia produtiva da nutrição vegetal”, assinalou Levrero.

Roberto Levrero - Presidente Abisolo na Abertura do Fórum 2019. Foto: Giancarlo Giannelli/LZP
Roberto Levrero - Presidente Abisolo na Abertura do Fórum 2019. Foto: Giancarlo Giannelli/LZP

Participaram da solenidade de abertura do VIII Fórum Abisolo, Carlos Goulart, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Danilo Tadashi Kamimura, representando Andréia Figueiredo Procópio de Moura, superintendente federal do MAPA para o Estado de São Paulo; e José Luiz Fontes, da Assessoria Técnica do Gabinete da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, representando o secretário Gustavo Junqueira.

Segundo Levrero, a edição deste ano marca também o início de um processo de comunicação mais efetivo da Abisolo com o grande público urbano. “Acreditamos que quanto mais a sociedade conhecer a nossa realidade, com a contínua superação de recordes de produtividade, passarão a interagir mais com o agronegócio de maneira a compreender a nossa importância estratégica para a economia brasileira e para a segurança alimentar do Brasil e do mundo”, concluiu.

O VIII Fórum Abisolo terá sequência na quinta (11) com os seguintes painéis: O Futuro é Agro: Proposta de Plano de Governo 2020/2030, a cargo do pesquisador Elisio Contini, da Embrapa SIRE Brasília; O Rearranjo das Relações Internacionais e os Impactos no Agronegócio Brasileiro, a cargo de Guilherme Casarões (FGV-EAESP); A Força do Agronegócio no Novo Cenário Político, com o professor Carlos Melo, do INSPER; A Economia: Perspectivas para a Economia 2018-2020, com o economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados. Todos os painéis terão como mediador o jornalista Willian Waack.

Estão programados ainda os seguintes painéis: sobre agricultura digital o destaque será Processamento de Imagens com Enfoque em Nutrição de Plantas, a cargo de Lucio de Castro Jorge, da Embrapa Instrumentação; e Substâncias Húmicas: Uma Nova Abordagem para a Valorização dos Fertilizantes Orgânicos Compostos, a ser proferida por Elke J.B. Cardoso, da ESALQ. O evento será encerrado com duas palestras internacionais a cargo da professora Vitória Fernandez, da Universidade Politécnica de Madrid-Espanha, que abordará Nutrição Foliar: Fundamentos Científicos e Técnicas de Campo; e da professora Maria Del Carmén Salas Sanjuan, da Universidad de Almeria-Espanha, que discorrerá sobre Fertirrigação: Manejo de Nutrição e Ferramentas de Controle e Diagnóstico.

Entre o público esperado para o VIII Abisolo Fórum e Exposição estão: empresários, investidores, compradores e agrônomos de toda cadeia produtiva da indústria de tecnologia e nutrição vegetal, além de professores, pesquisadores, profissionais de instituições de estado, cooperativas, revendas, consultorias técnicas, agricultores e estudantes de agronomia.

Serviço:

VIII Abisolo Fórum e Exposição Internacional Tecnologia & Integração

Data: 10 e 11 de abril de 2019

Local: Expo Dom Pedro (Campinas/SP)

Outras informações: (11) 3251-4559 ou www.forumabisolo.com

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024