Abertura da Colheita do Arroz: Startup cria sistema para diminuir desperdício de defensivos agrícolas

Nova tecnologia promete reduzir custo da lavoura e impacto ambiental

21.02.2019 | 20:59 (UTC -3)
Karen Nunes/AgroEffective

As novas tecnologias também marcam presença na Abertura Oficial da Colheita do Arroz.  Um sistema de aplicação de produtos em lavoura que promete auxiliar o produtor com economia de defensivos e na redução de impacto ambiental foi apresentado durante palestra com o tema: Startups conectando produtores: Tecnologia de pulverização seletiva, ministrada pelo engenheiro elétrico e sócio da Eirene Solutions, Gabriel Borges, na Carreta do Senar-RS. 

Borges explicou como funciona o sistema de câmaras desenvolvido pela startup de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para ser instalado em pulverizadores terrestres. Segundo engenheiro elétrico, a criação da tecnologia foi baseada na necessidade de diminuir o desperdício de defensivos agrícolas. “Olhamos para esse problema, que é um dos maiores gastos do produtor, e estudamos uma maneira para amenizar essa despesa excessiva”, afirmou. De acordo com o especialista as etapas de pulverização representam 45% do desperdício de produtos aplicados nas lavouras, resultando em perdas milionárias ,dependendo do tamanho da fazenda. 

A tecnologia já está desenvolvida, mas em fase de imersão no mercado, com a captação de clientes para testes. “É importante que o produtor veja com os próprios olhos e note a diferença  do investimento no bolso, enxergando também a efetivação do serviço que o sistema oferece”, comenta. Borges acredita na popularização da tecnologia, com potencial para alcançar patamar internacional. “Hoje em dia a tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas, então porque continuar desperdiçando se temos uma tecnologia que utiliza dos mesmos processos e ainda traz economia? É uma escolha inteligente”, opinou. 

O sistema analisa o solo e quando é necessário ativar a pulverização. “No método atual de pulverização, por exemplo, é pulverizado 100% da área, tendo planta ou não. Com  esse sistema de câmeras instalados em veículos pulverizadores, a pulverização ocorre somente onde tem planta. À medida em que o veículo se desloca os bicos de pulverização abrem ou fecham. As câmeras detectam o que é erva daninha, o que é cultivo e o que é solo”, explica. 

 A Abertura Oficial da Colheita do Arroz tem o tema “Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada” e ocorre na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, na região de Pelotas, Rio Grande do Sul. O evento conta com Patrocínio Premium do Irga e Ministério da Agricultura, correalização da Embrapa e realização da Federarroz. 

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco