Abertura Oficial da Colheita da Oliva será nesta sexta-feira (06)

Evento ocorre em Caçapava do Sul (RS)

05.03.2020 | 20:59 (UTC -3)
Emerson Alves

Está tudo pronto para a Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul, que ocorre nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 9h, nos pomares da Don José Olivas de Campanha, situada no km 239 da BR 392, em Caçapava do Sul. Situado na região da Campanha Gaúcha, o município é um dos polos de produção da fruta, integrando a Rota das Oliveiras.

Além da cerimônia oficial, que terá a presença do Governador Eduardo Leite, a programação inclui visitação aos pomares com acompanhamento de colheita mecanizada. Também haverá uma amostra de azeite de rótulos participantes, com degustação e opção e compra para os visitantes, a exemplo do que acontece mensalmente na Feira do Azeite em Porto Alegre. O evento é aberto ao público e a entrada é 1 kg de alimento não perecível.

Após a excelente produção em 2019, que resultou em um volume recorde de 1,4 milhão de quilos de azeitona, a expectativa para a safra no Rio Grande do Sul em 2020 não é a mesma. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), fatores climáticos afetaram significativamente a produção do fruto na maioria dos pomares gaúchos.

“A expectativa para 2020 é uma safra menor que a do ano passado. Essa quebra na produção se dá em função das condições adversas registradas principalmente no inverno, com pouco frio e ainda alternando com semanas de temperaturas elevadas, o que proporcionou uma floração desuniforme”, explica o presidente do Ibraoliva, Paulo Marchioretto.

Além disso, o presidente da entidade, que também é produtor no município de Encruzilhada do Sul, lembra que a floração, principalmente da Arbequina (uma das variedades mais cultivadas no RS) ocorreu mais tarde, no mês de outubro, quando houve grande volume de chuvas, que interferiram negativamente na polinização.

Mesmo com a quebra da safra, produtores garantem a qualidade do azeite

A 9ª edição da Abertura terá como anfitriões o médico e produtor, Jorge Abdala, e sua esposa a farmacêutica Rosane Abdala, que começaram a investir em oliveiras em 2005 e contam com um pomar de 20 hectares. A primeira safra significativa veio há seis anos, quando lançaram o rótulo do azeite Don José.
“Entramos nessa atividade há algum tempo e junto com outros produtores do município estamos entre os pioneiros da olivicultura no estado. Não por acaso que Caçapava do Sul foi o primeiro município a implantar a olivicultura no Rio Grande do Sul”, destaca Rosane Abdala.

A produtora de Caçapava do Sul lembra que, apesar de ter tido seu pomar também afetado pelas intempéries do clima, a qualidade do azeite gaúcho não deve ser afetada.
“O volume da safra não interfere na qualidade dos azeites gaúchos, que se caracterizam pelo sabor intenso e picante devido a colheita com azeitonas ainda verdes. Acima de tudo, o nosso azeite chega às mesas dos consumidores com o frescor do azeite jovem”, ressalta.

Alguns números do setor:

- O RS conta com 35 marcas registradas no estado;
- O estado passou de 80 hectares em 2005 para 6.000 mil hectares em 2020;
- O Ibraoliva estima que, até 2025, o Brasil atinja 20 mil hectares plantados;
- O Brasil produziu 240 mil litros de azeite extravirgem em 2019 – sendo 189 mil litros apenas no RS;
- Em 2019, a safra atingiu um volume recorde de 1,4 milhão de quilos de azeitonas.
*Fonte: Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) / Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr)

A Abertura Oficial da Colheita da Oliva 2020 no Rio Grande do Sul tem patrocínio oficial do Banrisul e apoio do Governo do Estado, através da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024