Abertura Oficial da Colheita do Milho será sediada em Condor/RS

Evento, promovido pela Apromilho-RS e Abramilho, reúne lideranças do setor agro brasileiro e reforça a importância da cultura para o Rio Grande do Sul

08.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Daniela Mesquita

As primeiras espigas da safra 2015/16 do Rio Grande do Sul serão colhidas por lideranças do setor agrícola na 5ª Abertura Oficial da Colheita de Milho. O evento, que acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro, é realizado pela Associação dos Produtores de Milho do estado (Apromilho-RS) e a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) em parceria com a Prefeitura de Condor e o Governo do Rio Grande do Sul.

A cerimônia marca o início da colheita do milho e tem como objetivo reforçar a importância da cultura para o Estado, além de destacar os avanços tecnológicos que têm contribuído para a produtividade da região, entre eles o sistema de irrigação. De acordo com Claudio Luiz de Jesus, presidente da Apromilho-RS, a expectativa é de que cerca de mil pessoas participem do evento que vem se consolidando na agenda do setor e que contará com a presença de representantes e autoridades do município e do Governo do Estado.

No primeiro dia do evento (11), Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Abramilho, fará uma palestra sobre produzir milho no Brasil, cultivar responsável por alavancar diversos segmentos agronegócio e também por contribuir com os resultados positivos da Balança Comercial do Brasil.

A abertura oficial será realizada, dia 12, na Sementes Costa Beber, propriedade de Martiniano Costa Beber, que possui tecnologia de última geração na produção de milho. De acordo com o produtor, “Condor, e o Rio Grande do Sul, é um polo de tecnologia aplicada na irrigação. Com sistemas de ponta, já tivemos por aqui cinco safras em dois anos, e isso se deve às tecnologias que empregamos por aqui, já que temos um clima muito instável no Sul, com um período de estiagem que pode prejudicar a produção”. Martiniano espera que o preço do milho fique mais estável, favorecendo a cadeia de produção, que traz mais renda, emprego e desenvolvimento para a região.

O prefeito da cidade, José Francisco Cândido enxerga a abertura da colheita em Condor como uma oportunidade de mostrar o município para todo o País, e também para o mundo, já que a “região é um polo tecnológico que mostra os benefícios do investimento em práticas avançadas de irrigação. A produção primária do milho, junto com a Soja e o leite, representa 60% do PIB local, o que mostrar ainda mais a força do município no cenário econômico do país”.

Para o presidente da Apromilho-RS, o evento é uma “oportunidade compartilhar com os demais produtores o uso de alta tecnologia aplicada aos sistemas de irrigação para a lavoura de milho e a importância da prática para a estabilidade da produção”.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024