Abiove, Aprosoja-MT, TNC-Brasil e Agroicone iniciam módulo ambiental do Soja Plus no Mato Grosso

Parceria entre indústria, sociedade civil, produtores e um centro de estudos sobre agronegócio fortalece o Programa Soja Plus em sua vertente ambiental

03.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Abiove

Cerca de 500 produtores de soja de Mato Grosso se beneficiarão com cursos sobre Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), Gestão de Resíduos na fazenda e Programa de Regularização Ambiental (PRA). Trata-se de uma iniciativa pioneira, pois pela primeira vez ocorre uma força-tarefa da indústria, de produtores e da sociedade civil destinada a esclarecer questões ambientais ao produtor rural de Mato Grosso, estado em que recentemente foi regulamentado o PRA, o que mostra a oportunidade da ação educativa.

Os cursos começarão no dia 20 de junho e terminarão em 5 de julho. Na região Norte, serão atendidos os municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Nas regiões Sul e Leste, Querência, Nova Xavantina, Primavera do Leste e Rondonópólis. No Centro-Oeste do estado, os cursos serão ministrados para os sojicultores de Sapezal e Campo Novo do Parecis.

Especialistas da Aprosoja-MT serão responsáveis pelos cursos sobre a gestão de resíduos na fazenda, enquanto a Abiove se encarregará de explicações sobre o novo Código Florestal. A cargo da Agroicone e da TNC-Brasil estarão os temas CAR, PRA e TAC.

Para o gerente de sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, o módulo ambiental no Soja Plus permitirá que o produtor rural conheça em detalhe as regras do novo Código Florestal e os requisitos do PRA estadual. Com isso, o produtor de soja de Mato Grosso não terá dificuldade para comercializar a sua produção e nem para receber financiamento, além de evitar multas e autuações. Em resumo, a atividade agrícola pode ser realizada com segurança jurídica.

Os produtores que participarem dos cursos receberão os seguintes materiais: 1) cartilha de gestão de resíduos, elaborada pelo programa Soja Plus; 2) guia de espécies florestais nativas, preparado pela Agroicone; 3) guia de recomposição de áreas degradadas, feito pela TNC-Brasil.

O Soja Plus é um programa de melhoramento contínuo da gestão econômica, social e ambiental da sojicultura brasileira. Em 2011, o programa foi criado pela Abiove e pela Aprosoja-MT.

Atualmente, o Soja Plus beneficia, de forma gratuita, com cursos, palestras, dias de campo, fornecimento de materiais e check list de indicadores socioambientais, produtores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia.

A Abiove é a coordenadora nacional do Soja Plus.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024