Abrates e UFLA promovem curso de capacitação em análise de sementes

Curso será realizado entre os dias 8 e 11 de novembro de 2021

25.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Imprensa Abrates

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e o Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizam o XV Curso Teórico-Prático de Capacitação de Análise de Sementes de Grandes Culturas, entre os dias 08 e 12 de novembro de 2021, em Lavras (MG). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da ABRATES - www.abrates.org.br.

Dirigido a estudantes, profissionais e entusiastas da indústria brasileira de sementes, o curso tem por objetivo proporcionar a capacitação dos participantes para avaliação da qualidade de sementes de grandes culturas.

Serão abordados temas como padrões para produção e comercialização de sementes, bases botânicas para testes em sementes, princípios da amostragem, teste de pureza, determinação de qualidade por meio de testes de germinação e vigor.

"O curso traz aperfeiçoamento nos ensinamentos relativos à análise de sementes de grandes culturas, de acordo com as metodologias oficiais descritas nas Regras para Análise de Sementes, capacitando ainda mais os profissionais para o mercado de trabalho", afirma Raquel Maria de Oliveira Pires, professora da UFLA e coordenadora do Curso.

As aulas serão ministradas pelos professores doutores da UFLA, Raquel Maria de Oliveira Pires, Everson Reis Carvalho e Heloisa Oliveira dos Santos e dos professores aposentados e idealizadores do curso Maria Laene Moreira de Carvalho e João Almir Oliveira, além da pesquisadora Dayliane Bernardes de Andrade e da auditora fiscal do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Myriam Alvisi.

A coordenadora destaca que para a semente poder ser comercializada, ela tem que passar por um processo de averiguação de sua qualidade, sendo fundamental o comprometimento com as análises e metodologias descritas para essa finalidade. "É uma exigência do mercado que a semente tenha a qualidade aferida, dentro do laboratório", explica Raquel.

"O sucesso de uma lavoura depende da utilização de sementes de qualidade, que geram plantas de elevado vigor e desempenho superior no campo, por isso é tão importante o trabalho do analista de sementes. Ele traz para si a responsabilidade de aferir se as sementes comercializadas no país são de fato, de qualidade, uma vez que a qualidade em si, se estabelece no campo", afirma Raquel.

"O analista de laboratório é responsável por todas essas avaliações e, com base nos testes, indica se a semente pode ser comercializada", afirma a professora Maria Laene Moreira de Carvalho, acrescentando que todo esse trabalho é fundamental para dar origem a uma nova planta com características e vigor.

"Não basta só germinar, a planta tem que germinar bem e originar uma plântula vigorosa", complementa Maria Laene.

Serviço 

XV Curso Teórico - Prático de Capacitação de Análise de Sementes de Grandes Culturas

Data: 8 a 12 de novembro de 2021

Vagas: 25 vagas

Duração: 40 horas

Inscriçõeswww.abrates.org.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024