Ações em benefício aos produtores de arroz

A Federarroz busca alternativas com objetivo de criar piso e/ou condições de melhor escoamento da produção do Sul do Brasil.

29.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Em plena entressafra, inesperadamente o arroz em casca perdeu sustentação e preços caíram próximo ao preço mínimo. Nesse ínterim, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) buscou alternativas com objetivo de criar piso e/ou condições de melhor escoamento da produção do Sul do Brasil, além de assegurar a adimplência do setor produtivo.
               
A primeira delas foi a busca de recursos para eventual necessidade de intervenção do governo federal no mercado, visto que, apesar de existir previsibilidade orçamentária, não haviam recursos disponíveis. A opção pelo PEP e PEPRO foi pelo escoamento da produção e criação de piso às cotações, de R$ 34,97 para arroz de 57 a 58 de inteiros e R$ 38,36 para 63 de inteiros e acima. Além disso, Governo Federal sinalizou sua clara intenção de facilitar a esterilização de 500 mil toneladas. Para isso, houve forte atuação do Deputado Alceu Moreira (PMDB/RS).
 
Cabe salientar que a imediata aplicação dos mecanismos citados dependerão dos trâmites legais obrigatórios ao Ministério da Agricultura. O mercado apresenta-se estabilizado com o restabelecimento da liquidez, mesmo que tímida, não há expectativa da utilização de PEP e PEPRO no curto prazo (30 dias).
 
A opção pelo reescalonamento dos vencimentos do Banco do Brasil veio posteriormente à criação de medidas aptas ao retorno da liquidez do produto, ou seja, após a oficialização de PEP e PEPRO. Mas o objetivo principal da referida medida foi diluir em maior tempo eventual oferta de arroz ao mercado para cumprimento das obrigações do custeio agrícola de 2016/2017 e preservar a adimplência, visto que anteriormente ao vencimento do dia 20 de setembro sequer haviam compradores para o arroz. Além de reduzir oferta pontual, a medida visou a proteção do sistema financeiro, pois a repercussão do agravamento da inadimplência fatalmente acarretaria em maiores exigências à concessão de crédito agrícola para o próximo período. Atenuante à eventual desordenamento futuro do mercado em função do alongamento, o fato é que considerável parcela do saldo devedor inicial (julho) já foi liquidado, restando algo próximo a 60%.
 
O Banco do Brasil alongou automaticamente o vencimento de setembro para outubro, parcela única. Entretanto, até o referido vencimento, produtores poderão optar por:
 
1 - Quitar integralmente o saldo devedor;
2 - Pagar parcialmente o saldo devedor com alongamento do residual para os meses de novembro, janeiro e fevereiro;
3 - Alongar o montante total do saldo devedor para os meses de novembro, janeiro e fevereiro;
4 - Quitar saldo devedor com operação de FEPM com vencimento em até 180 dias.
 
Todos os interessados, obrigatoriamente, deverão comparecer às agências do Banco do Brasil com o objetivo de formalizar a opção desejada. A recomendação da Federarroz aos produtores é para o rigoroso cadenciamento dos pagamentos, com o objetivo de diminuir riscos, juros e eventual pontual excesso de oferta. 
               
Paralelamente, a Federarroz demandou ao Ministério da Agricultura ações com o objetivo de resgatar relação comercial mais equânime entre varejo e atacado, com a finalidade de garantir ao consumidor final produto condizente com o descrito na embalagem. A justificativa foi a identificação das numerosas “promoções” insustentáveis e prática já identificada de supermercadistas em forçar baixos preços, mesmo com o comprometimento da qualidade do produto.
 
Também, devido às assimetrias do Mercosul, onde o Brasil possui custo de produção mais elevado, famoso “Custo Brasil”, e maiores exigências/restrições ao uso e emprego de defensivos, será votado nos próximos dias projeto de lei que dará mais clareza à legislação que obriga a identificação do produto embalado, com segregação, de autoria do Deputado Covatti Filho (PP/RS), além do projeto que visa assegurar maior controle de resíduos de agroquímicos na fronteira, do Deputado Jerônimo Goergen, ambos também objetivando a saúde do consumidor final.
               
A plena entressafra em todo o Mercosul, a forte recuperação dos volumes das exportações, aliadas às ações descritas acima deverão potencializar novo dinamismo ao mercado. Contribuirá a expectativa de menor volume de safra em todo o bloco econômico, em função da baixa remuneração da atividade e consequente forte descapitalização do setor produtivo no Mercosul, que fatalmente comprometerá o nível tecnológico das lavouras, e finalmente, atraso no início do período da colheita em consequência das chuvas que dificultam a consolidação do início de plantio, fato já consumado. Somente essa última variável poderá absorver parcela considerável dos estoques de passagem estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024