Acre e Ceará receberão novas remessas de milho

Após contratação do frete, primeiros lotes deverão sair em fevereiro

12.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
MAPA

Na sexta-feira (13), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará o primeiro leilão de frete do ano, para remoção de 2.567 toneladas de milho em grãos para atendimento a pequenos criadores rurais e agroindústrias de pequeno porte que utilizam o grão na ração animal. O produto será comercializado nos estados do Acre e do Ceará, por meio do Programa de Vendas em Balcão, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local.

Nessa primeira operação do ano, serão abastecidos Rio Branco, no Acre (400 t) e os municípios de Iguatu (672 t), Russas (600 t), Senador Pompeu (450 t) e Crateús (445 t), no Ceará. O produto será ofertado nas unidades da Conab que operam o Programa nas regiões.

O milho dos estoques governamentais está armazenado em unidades credenciadas em Mato Grosso em Várzea Grande, Sapezal, Sinop e Vera. Após a contratação do frete, os primeiros lotes devem sair do estado em fevereiro.

Mais de 165 mil t de milho em 2016

A Conab possibilitou, em 2016, o acesso direto de 25,3 mil pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte aos estoques públicos de milho. Ao longo do ano, mais de 165 mil toneladas do grão foram comercializadas em todo o país por meio do Programa de Vendas em Balcão (PROVB).

O número de atendimentos chegou a 104,28 mil em 77 unidades de venda, sobretudo no Nordeste, mas com presença também em estados sulistas como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante o período das secas do Nordeste, a atuação do programa foi muito intensa. Os criadores do Ceará foram os que mais adquiriram o milho do programa (27 mil t), seguidos do Piauí (19,5 mil t) e de Santa Catarina (18,6 mil t).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024