Parceria entre ADAMA e DuAgro viabiliza financiamento por meio de instrumentos financeiros

Com montante de R$ 100 milhões, o projeto-piloto deve alcançar cerca de 500 produtores rurais que receberão os recursos por meio de revendas de insumos espalhadas por todo o País

05.10.2020 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Zuim

A Adama, iniciou com a DuAgro uma parceria que, a partir de outubro, vai possibilitar o financiamento do produtor rural por meio de instrumentos financeiros.

Lançada pela XP Inc. e pela VERT, a DuAgro é uma plataforma de crédito que financia a compra de insumos agrícolas por produtores rurais. Com montante de R$ 100 milhões, o primeiro programa de crédito da DuAgro será destinado a clientes da Adama. O projeto-piloto deve alcançar cerca de 500 produtores rurais que receberão os recursos por meio de revendas de insumos espalhadas por todo o País.

O foco da linha de financiamento é apoiar os pequenos e médios produtores e, inicialmente, está destinada para as culturas de soja, milho, algodão e café. O limite e a taxa de juros de cada produtor serão definidos conforme sua nota de crédito e relacionamento com a cadeia. Não haverá exigência de garantia e a concessão do crédito é totalmente automatizada.

A Adama, em parceria com a DuAgro, viabiliza o financiamento ao produtor rural por meio da CPR-F sem lastro de garantias. O crédito será concedido diretamente aos produtores, indicados pelas revendas e cooperativas.

Todo o processo acontece em ambiente digital, de forma bastante ágil. O produtor acessa a plataforma, confirma seus dados cadastrais, faz o upload dos documentos pessoais e atualiza seu perfil.  O acesso aos recursos acontece no momento exato do pedido. Caso queira seguir com a compra financiada, basta assinar eletronicamente a CPR (Cédula de Produto Rural) financeira.

O CFO da Adama, Luiz Ruzza, lembra que a empresa já fez programas de securitização no passado como forma oferecer alternativas de financiamento a seus clientes. “Essa proposta está bastante alinhada com o que a cadeia de distribuição e o produtor precisam, que é um financiamento inovador e simples. Muitas vezes o crescimento se vê bloqueado por conta de uma necessidade de suporte aos parceiros de distribuição.”

Na avaliação da CEO da DuAgro, Fernanda Mello, as restrições fiscais do Governo Federal e a escassez de crédito gerada pela pandemia reforçam a necessidade de diversificação das fontes de recursos. “Estamos falando do setor que é responsável por cerca de um quarto do PIB brasileiro e que não parou, porque não pode, mesmo em meio a uma crise generalizada. A demanda de funding é gigantesca, com tendência de crescimento ininterrupto pelas próximas décadas.”

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024