NOTÍCIAS

Adama obtém o registro para o fungicida multiculturas ​Across

Projetado para combater uma grande variedade de desafios presentes em diferentes regiões do País, como doenças e resistência a fungicidas, produto apresentou desempenho em mais de 300 ensaios direcionados a 12 culturas. - Foto: Wenderson Araujo/CNA Brasil

A Adama (leia-se Adamá) acaba de obter o registro para o fungicida Across, solução inovadora, com fórmula que reúne tripla ação de controle e chega para atender 12 culturas: algodão, soja, milho, feijão, batata, tomate, amendoim, ervilha, grão de bico, feijão caupi, lentilha e milheto.

Atualmente, as doenças representam um dos principais desafios enfrentados pelos agricultores na obtenção de altas produtividades em diversas culturas, devido à ocorrência cada vez mais precoce e em maior severidade. Além disso, os problemas de resistência de fungos aos fungicidas mais utilizados avançam rapidamente de Norte a Sul do Brasil. Este quadro resulta em danos e custos crescentes de manejo e, consequentemente, em prejuízo para o agricultor. No caso da soja, são estimadas perdas anuais de produção de cerca de 15% a 20% em decorrência desses ataques, podendo superar os 80% em casos extremos.

Desde sua idealização, em 2014, Across passou por mais de 300 testes realizados pelas mais renomadas instituições de pesquisa no Brasil. A tríade de sua composição foi desenvolvida com base nas necessidades dos agricultores e traz diferencias como alta eficiência, amplo espectro de controle de doenças, alta seletividade às culturas e poderosa ferramenta para manejo de resistência.

Entre alguns benefícios de Across nas culturas onde vai atuar, destacam-se:

Algodão

Alta eficiência de controle da principal doença do algodão, a Ramulária.

Milho

Resposta em produtividade: alta eficiência de controle de doenças, como Ferrugem, Mancha Branca e Helmintosporiose, destacando-se na resposta de produtividade (sc/ha).

Soja

Seletividade: produto com baixo risco de causar fitoxicidade à cultura, mesmo na última aplicação. Combate à Mancha-Alvo e Septoriose.

Destacada eficiência de controle das doenças de final de ciclo da soja.

Frutas & Verduras

Apresenta alta eficiência de controle para as principais doenças de F&V: Manchas de Alternaria e Cercosporiose.

Em comum a todas as culturas

Manejo de resistência: múltiplos modos de ação, com ativos que se complementam e a presença de um fungicida protetor de alta eficiência.

"Across chega com uma combinação exclusiva no mercado, em uma formulação tecnológica, de fácil aplicação e alta eficiência. Trazemos uma ferramenta poderosa, capaz de combater a questão da resistência", destaca o gerente de Produtos da Adama, Gerson Dalla Corte. "Estamos trazendo ao mercado uma inovação que chega em momento oportuno. O aumento da resistência a fungicidas e das perdas causadas por doenças são pontos de preocupação dos agricultores brasileiros e chegamos para entregar uma solução," finaliza Dalla Corte.

Across tem sua comercialização prevista para o primeiro semestre de 2021 e é mais uma solução trazida pela Adama como parte de um portfólio robusto voltado às necessidades dos agricultores. Cada vez mais, a empresa tem se preocupado com os desafios enfrentados pelos agricultores, bem como em apoiar e atender a uma demanda mundial pelo aumento na produção de alimentos.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura