NOTÍCIAS

Adapec prorroga para até 5 de junho o plantio da soja nas Planícies Tropicais

Em atendimento às solicitações da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) e do Distrito de Irrigação Rio Formoso (DIRF), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) dilatou para cinco dias o prazo para realização do plantio de soja nas Planícies Tropicais. Os produtores rurais alegaram dificuldades com drenagens ocasionadas por chuvas no mês de maio nas regiões de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. O período limite para colheita que é até 25 de setembro e do cadastramento até 31 de maio, permanecem inalterados.

A janela do plantio da oleaginosa iniciou no dia 20 de abril e encerraria dia 31 de maio, na região que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí, Dueré e Santa Rita. Esta excepcionalidade é permitida quando a produção é destinada a sementes e/ou pesquisa.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, disse que os produtores demonstraram a necessidade de estender por mais alguns dias e que após avaliação criteriosa foi autorizado. “Monitoramos 100% essa região para prevenção e controle da ferrugem asiática e acompanhamos todo o processo que vai da semeadura a colheita para garantir o patrimônio fitossanitário do Tocantins sempre revendo, adequando e atualizando condutas”, avalia.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, explica que nas Planícies Tropicais o cultivo da soja somente é permitido mediante cadastro antecipado na Agência, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. “Elecamos ainda a importância do sojicultor está atento as normas fitossanitárias previstas na legislação, as regras que norteiam a janela do plantio e a aplicação de fungicidas, entre outros.

Vale lembrar, que este ano, a Instrução Normativa (IN) nº 05/2021, abriu a possibilidade do produtor de soja salvar sementes para uso próprio nas planícies tropicais, conforme autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Dados

De acordo com os dados da Agência, foram cultivadas na última safra nas planícies tropicais do Tocantins, 66.120 hectares, em 112 propriedades

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura