Adubação e plantas de cobertura são temas em evento de sistemas produtivos

Os visitantes poderão conhecer de perto os sistemas de consórcio de culturas que podem ser adotados nas lavouras

22.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Edna Santos ​

A Embrapa Algodão estará presente no 5º Encontro Regional de Sistemas Produtivos, que será promovido nesta quarta-feira (24) pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), no Centro de Treinamento e Difusão do Instituto Matogrossense do Algodão (IMAmt), em Sorriso, MT. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto os sistemas de consórcio de culturas que podem ser adotados nas lavouras da região. Diversas combinações foram montadas com espaçamento de janelas diferentes de plantio para que os produtores possam verificar e escolher aquelas que mais se adaptam a sua realidade. A programação contará com palestra da pesquisadora da Embrapa Algodão Ana Luiza Dias Borin, que vai abordar o painel “Adubação de Sistemas de Produção de Grãos e Fibras no Cerrado". O objetivo da palestra é dar ênfase em adubação com foco no sistema de produção, apresentando as informações sobre as exigências nutricionais da soja, milho e algodão e os créditos de ciclagem de nutrientes pelos restos culturais.

Segundo Ana Luiza, a ideia é mostrar como otimizar a adubação no sistema de produção. "Hoje cerca de 25% do custo de produção é com adubos, ou seja, representa uma grande parte do custo e os produtores ficam muito dependentes da importação de fertilizantes. Precisamos otimizar o uso de fertilizantes, que será o foco da palestra. De acordo com o sistema de rotação que é adotado, como podemos utilizar os créditos que uma cultura pode deixar para outra”.

A pesquisadora contará como tem sido a experiência com enfoque no sistema e os possíveis resultados a serem alcançados. “Antes a gente adubava com foco na cultura, pensando na soja, depois no milho ou algodão de forma isolada. A intenção agora é pensar em adubar no sistema, quer dizer, não dando foco só para a soja, mas de acordo com as características da adubação que foi feita na soja, o que podemos aproveitar para o milho, como aproveitar para o algodão. Na verdade, o que propomos é que o produtor comece a pensar no balanço nutricional do sistema como um todo, como ferramenta para redução de custo e melhor uso do fertilizante”.

A adubação de sistema pode trazer resultados também com relação ao manejo de pragas e nematoides. “O que nós preconizamos é o equilíbrio nutricional, porque adubações exageradas de nitrogênio favorecem ataques de pragas sugadoras, por exemplo.  Nós buscamos esse equilíbrio para tentar minimizar tanto a incidência de pragas, como também a planta se manter mais saudável, mais forte para resistir melhor às pragas e doenças”.

O pesquisador da Embrapa Algodão Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira apresentará Opções de Plantas e Cobertura para Sistema de Produção, enfocando a importância do cultivo de plantas de cobertura como estratégia de diversificação de cultivos e produção de matéria seca (palhada) para o sistema de semeadura direta do algodão e outras culturas integrantes dos esquemas de rotação. “Além de economicamente rentáveis, serão destacados os papéis de algumas espécies na melhoria dos sistemas de produção da propriedade, ao minimizar pragas, plantas daninhas, doenças e nematoides para as culturas sucessoras; ao fazer a ciclagem de nutrientes extraídos das camadas mais profundas; ao aumentar a capacidade de retenção de água e nutrientes e o potencial produtivo do solo, bem como os benefícios da cobertura do solo para o plantio direto”, adiantou. Também estão previstas palestras sobre Manejo de nematoides em sistemas produtivos; Novos consórcios com ênfase no sistema Gravataí; Avanços da Certificação - RTRS (Round Table Responsible Soy); e Retorno financeiro como reflexo do investimento em conservação do solo/sistemas integrados. 

O evento é uma realização do CAT Sorriso em parceria com o SENAR, Embrapa, IMA, Sindicato Rural e Prefeitura de Sorriso. As inscrições para o 5º Encontro de Sistemas Produtivos são gratuitas e as vagas são limitadas.

Informações e inscrições: www.catsorriso.com.br ou (66) 3544-3379.

 


Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco