Afubra expõe tecnologias validadas pela cadeia produtiva de hortaliças

A 18ª edição da Expoagro Afubra - que acontece entre os dias 20 e 22 de março no parque de exposições da cidade de Rio Pardo (RS) – expõe tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças (Bras&i

16.03.2018 | 20:59 (UTC -3)
Anelise Macedo​

Com a expectativa de receber cerca de 90 mil visitantes, a 18ª edição da Expoagro Afubra - que acontece entre os dias 20 e 22 de março no parque de exposições da cidade de Rio Pardo (RS) – com tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF). A mostra inclui novos materiais e também cultivares testadas e recomendadas, a exemplo da batata-doce Beauregard, com sua cor alaranjada, devido ao alto teor de betacaroteno, que no organismo se transforma em vitamina A. 

Promovida anualmente pela Associação dos Fumicultores do Brasil, nesta edição o tema escolhido - “Conservação do Solo” - “alinha-se perfeitamente às tecnologias que serão apresentadas pela Embrapa Hortaliças”, de acordo com o agrônomo Marcelo Hanashiro, da área de Transferência de Tecnologia, coordenador do espaço das hortaliças durante o evento. “Os materiais que serão expostos possuem características de resistência e tolerância às doenças, o que possibilita a redução do uso de agroquímicos e, consequentemente, contribuindo para a melhoria da qualidade do solo na atividade agrícola”.

Além da Beauregard, os visitantes da exposição vão conferir materiais como cultivares de berinjela, de cenoura, de pimenta e de tomate. Ainda dentro do contexto da qualidade de solo, destaque para o papel desempenhado pelo Irrigas@, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Hortaliças com o objetivo de facilitar o manejo diário da irrigação para o pequeno produtor.

Ao indicar o nível de umidade da terra, o equipamento evita regas desnecessárias, podendo reduzir em até 30% a quantidade de água utilizada no cultivo, o que favorece a sanidade da planta e, notadamente, do solo. “A partir da capacidade que o equipamento apresenta sobre o quanto irrigar, torna-se um importante aliado em meio às questões relacionadas à conservação do solo”, sublinha o agrônomo, que chama a atenção para os materiais impressos que fazem parte do portfólio de publicações da Unidade. “Vamos levar à Afubra também uma boa mostra das tecnologias lançadas, validadas pelos produtores e aprovadas pelos consumidores”.

Além da Embrapa Hortaliças, participam do evento Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).

Diversificação De acordo com Marco Antônio Dornelles, coordenador-geral de mais uma Expoagro Afubra, a principal proposta que permeia de todas as edições é promover a diversidade dos temas. Com relação ao tema escolhido para o evento em 2018, ele explica que “a necessidade de conservar a maior riqueza do produtor rural para produzir com sustentabilidade foi um dos motivos que levaram à escolha”. Segundo ele, “não adianta as melhores tecnologias ou as melhores sementes se a terra da propriedade rural tem problemas”.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024