AgBiTech e Dipagro selam parceria para levar baculovírus ao manejo de lagartas

Empresa australo-americana fortalece distribuição para chegar a dois milhões de hectares tratados com lagarticidas

30.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Com quatro unidades no Estado de Mato Grosso, a distribuidora de insumos Dipagro é a mais nova parceira de negócios da empresa australo-americana AgBiTech. Especialista no controle de lagartas e produtora de defensivos agrícolas à base de baculovírus, a AgBiTech terá seu portfólio distribuído pela Dipagro nas regiões de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José do Rio Claro e Sinop.

De acordo com a AgBiTech, a Dipagro será um parceiro importante para recomendar a produtores de áreas estratégicas do Mato Grosso a utilização dos baculovírus, ou defensivos biológicos, nos programas de manejo de lagartas de alta complexidade, como as Spodopteras no algodão e Helicoverpa e Chrysodeixis na soja, entre outras.  

“Baculovírus levam eficiência e sustentabilidade às lavouras e reduzem a propagação de lagartas. Entramos na parceria em busca de um modelo de agricultura que beneficie mais o meio ambiente e em face da sólida estrutura a campo da AgBiTech”, resume o Diretor da Dipagro, Francisco Corrêa Neto. Segundo ele, a Dipagro conta com 15 anos de atividades, registra crescimento contínuo e investe permanentemente em inovação e expansão.

“O modelo de negócio da AgBiTech se encaixa na missão, visão e nos valores da Dipagro, uma empresa comprometida com políticas comerciais ancoradas em seriedade, sustentabilidade e ética”, continua Corrêa. 

Dois anos depois de chegar ao Brasil, a AgBiTech acelera no fortalecimento da distribuição. O acordo com a Dipagro é o quarto do gênero celebrado em dois meses, segundo informa o diretor comercial da empresa, Marcelo Giuliano. Conforme o executivo, a ampliação da rede é uma estratégia central para a AgBiTech atingir a meta de 2 milhões de hectares tratados com seu portfólio na safra 2019-20. Na safra anterior, baculovírus como Cartugen e Chrysogen trataram área equivalente a 500 mil hectares de algodão e soja.

Para Giuliano, o acordo celebrado com a Dipagro permitirá às duas empresas expandir a adesão aos baculovírus no Mato Grosso, e com isso reduzir a presença de lagartas-problema, como as Spodopteras, nessa fronteira agrícola. “Baculovírus estão entre as melhores ferramentas para o produtor fazer com sucesso o manejo de resistência de lagartas às moléculas químicas hoje comercializadas no País”, complementa Giuliano.

Uma pesquisa recente da consultoria Spark Inteligência Estratégica aponta que somente na sojicultura os produtos biológicos movimentaram US$ 100 milhões na safra 2018-19, com alta de 45%. Já a área tratada com insumos do gênero na soja subiu para 7,8 milhões de hectares, uma elevação de 152% ante o ciclo anterior, segundo a Spark.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024