AgBiTech entra na área de monitoramento de lagartas

Companhia australo-americana e startup brasileira Tarvos levam a campo armadilhas conectadas com câmeras inteligentes

21.10.2020 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Após assumir a liderança dos mercados de biolagarticidas para algodão e soja na safra 2019-20, conforme dados da Spark Consultoria Estratégica, a australo-americana AgBiTech anuncia a entrada na área de monitoramento de lagartas. A companhia e a startup brasileira Tarvos, de Campinas-SP, levam a campo na safra 2020-21, ainda em fase experimental, armadilhas conectadas com câmeras inteligentes, para monitoramento remoto de infestações de lavouras por mariposas.

“Fotos diárias são capturadas e processadas, e os resultados de contagem enviados a uma plataforma online ou para telefones celulares cadastrados”, resume Andrei Grespan, sócio fundador da Tarvos.

De acordo com Murilo Moreira, engenheiro agrônomo e diretor de marketing da AgBiTech, a tecnologia permite ao agricultor definir com mais precisão o momento da aplicação de produtos para controle de lagartas, tanto químicos como biológicos.

“Esta é uma vantagem competitiva relevante, pois algumas espécies de lagartas demandam intenso monitoramento, pelo impacto desfavorável que exercem sobre a produtividade de lavouras”, ressalta Moreira. Conforme o agrônomo, as armadilhas conectadas são altamente recomendáveis no monitoramento de espécies como Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho), Chrisodeixis includens (falsa-medideira) e Helicoverpa armígera.   

“Trata-se de um recurso de ponta. Há estudos prontos que mostram que o emprego dessa tecnologia, em conformidade com recomendações técnicas, muitas vezes elimina a necessidade de produtos químicos no manejo de lagartas”, destaca Murilo Moreira.

O executivo informa ainda que na safra 2020-21, AgBiTech e Tarvos estudarão, em profundidade, o emprego das armadilhas conectadas em áreas de soja e algodão da Bahia e de Mato Grosso. A expectativa é estender o serviço em escala comercial, aos clientes da AgBiTech do Matopiba, já na safra 2021-2022. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024