NOTÍCIAS

AGCO promove evento com as últimas inovações da Indústria 4.0 e da Escola Móvel do SENAI

Com o objetivo de exibir as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 presentes em suas fábricas, a AGCO, líder global em concepção, fabricação e distribuição de máquinas e soluções agrícolas, promoveu entre os dias 3 e 7 de dezembro o Smart Factory Showcase, em Mogi das Cruzes (SP). A planta fabril abriga as linhas de produção dos tratores Valtra, motores AGCO Power, geradores de energia elétrica e o único laboratório de emissões da indústria de maquinário agrícola no Brasil.

O evento aconteceu dentro da Semana de Melhoria Contínua da AGCO e apresentou o que há de mais moderno em tecnologias de manufatura, que não só garantem melhorias de custos, mas, principalmente, aprimoram a eficiência e qualidade de produção. O principal destaque foi a presença da Escola Móvel Indústria 4.0 do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que trouxe demonstrações da evolução da automação na indústria, bem como materiais educativos sobre o que há de mais novo em tecnologias conectadas de fabricação.

"O Smart Factory Showcase mostra como estamos comprometidos com as práticas de manufatura mais modernas do mundo, para continuarmos a liderar o mercado global de máquinas agrícolas", afirma Alexandros Aravanis, diretor de melhoria contínua AGCO América do Sul. "Ao trazermos renomados expositores de tecnologia para Mogi das Cruzes, destacamos a importância estratégica do desenvolvimento e produção de equipamentos e soluções com alta tecnologia para produtores rurais que alimentam o mundo", completa Ricardo Huhtala, diretor de manufatura da AGCO Mogi das Cruzes.

Empresas como AABB, Siemens, DHL e Sinova e outras instituições como Universidade Brás Cubas e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) estiveram presentes no Smart Factory Showcase. Alunos desses e outros centros de ensino, e convidados de diversas empresas da região puderam ver de perto as demonstrações no evento. "Receber em nosso evento os estudantes de algumas das principais instituições de ensino tecnológico do Brasil, nos dá a oportunidade de apresentar a AGCO para potenciais profissionais em fase de formação", afirma Manoel Filho, gerente de melhoria contínua da AGCO.

Confira algumas das tecnologias que foram apresentadas em Mogi de Cruzes:

Escola Móvel Indústria 4.0 – Criada pelo SENAI, a Escola Móvel Indústria 4.0 é uma carreta que traz demonstrações da evolução da automação na indústria, bem como materiais educativos sobre o que há de mais novo em tecnologias conectadas de fabricação.

Realidade Virtual para Ergonomia – Fruto da parceria entre o ITA e a Siemens, o sistema de Realidade Virtual utiliza-se de vídeo captura para realizar uma análise em tempo real dos esforços e movimentos que o colaborador faz durante a jornada de trabalho e as consequências ergonômicas dessas atividades.

Exoesqueletos – Novidade nas fábricas brasileiras, o equipamento é acoplado ao corpo do operador, oferecendo suporte e proporcionando posições mais confortáveis e saudáveis durante movimentos repetitivos ou que requerem força física.

Google Glass – Óculos de realidade aumentada que mostram ao funcionário informações, tarefas e fotos na tela logo acima do campo de visão, facilitando a execução da operação. Atualmente, os dispositivos são utilizados por inspetores de qualidade nas plantas da AGCO em Mogi das Cruzes (SP), Canoas e Ibirubá (RS).

Impressoras 3D – Já em funcionamento nas unidades da AGCO em Canoas (RS), Mogi das Cruzes (SP) e Santa Rosa (RS), os equipamentos são utilizados para confeccionar rapidamente e com precisão desde protótipos de componentes novos até gabaritos que auxiliem a produção de novas peças ou produtos.

AGVs (Veículo Guiado Automaticamente, em inglês) - Plataformas robóticas e autoconduzidas, que traçam um percurso programado para transportar monoblocos pela fábrica. Antes da utilização dessa tecnologia, a montagem era feita com cavaletes fixados ao chão em "trilhos". Com os AGVs, os funcionários realizam as instalações e verificações enquanto o componente é guiado automaticamente pela planta. A tecnologia também é utilizada na logística de abastecimento de materiais nas linhas de produção.

Cobots (robôs colaborativos) – Os Cobots, já em testes na unidade da AGCO em Mogi das Cruzes (SP), podem exercer sua atividade nos mesmos ambientes do operador, com a devida segurança. Os robôs são facilmente programáveis e podem ser guiados manualmente, ou ensinados a fazer o caminho sozinho. Além de possuírem dispositivos para limitação de força e potência, a velocidade de operação reduz quando ele percebe a presença de algum humano a sua volta, garantindo total segurança aos operadores.

Modelo virtual da fábrica e simulação virtual (Plant Simulation) – Por meio de leitura prévia feita com lasers, é criada em computador uma maquete 3D da fábrica, que garante precisão de até 6 milímetros. Desta forma, os responsáveis podem rapidamente escanear e simular futuros desenhos de processos, adequando a organização interna das linhas de produção, seja para receber novos produtos ou otimizar atividades.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura