​Agricultores brasileiros aumentam sua produção em até 110% em comparação à média nacional

Produtores de soja, milho e trigo superam seus patamares de produtividade por meio das Soluções Integradas Syngenta

10.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fabiana Trebilock

Instigados a turbinar o rendimento de suas lavouras, apoiados por tecnologias e assistência agronômica efetiva, 2.246 produtores rurais brasileiros destinaram, na última safra, parte de suas terras ao PIN – Produtividade Integrada, uma iniciativa anual da Syngenta. O programa tem o propósito de incentivar agricultores a alcançar novos patamares de produtividade a partir da aplicação dos protocolos das Soluções Integradas Syngenta nas culturas de soja, milho (incluindo silagem) e trigo. Os melhores resultados da segunda edição do PIN apontam para aumentos de até 110% na produção, em comparação à média nacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A estrutura que constitui o programa PIN contempla os três principais compromissos assumidos pelo Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, que tem ambiociosas metas a serem cumpridas até 2020. Isso porque a aplicação das Soluções Integradas da empresa tem como objetivo viabilizar o alcance de mais produtividade usando menos recursos e insumos, atentar para o cuidado ambiental e assegurar que os produtores envolvidos recebam orientações sobre a correta aplicação de tecnologias.

“Por sermos parte da solução para a segurança alimentar mundial, entendemos na Syngenta que as conquistasviabilizadas por nossas tecnologias são também dos produtores e do consumidor final. Além do alcance de mais produtividade, os resultados atingidos representam umainjeção de ânimo e confiança a agricultores que, apoiados por nossas sementes, defensivos e acompanhamento técnico, reconhecem sua capacidade e o papel fundamental que desempenham em alimentar o mundo, enquanto cuidam da terra e dos trabalhadores rurais, deixando um importante legado às gerações futuras”, afirma João Paulo Zampieri, diretor da Unidade Sul da Syngenta.

Os resultados alcançados pelos participantes da segunda edição do PIN são altamente significativos. A produtividademédia dos 10 primeiros sojicultores classificados pelo programafoi de 103 sacas de soja por hectare, enquanto a média nacional é de 48,9 (diferença de 110%). Para a cultura do milhoverão, a média no Brasil é de 81,4, enquanto que a registrada pelos primeiros colocados no PIN foi de 218 sacas por hectare. Produtores de trigo vencedores superaram patamares de 80 sacas por hectare, enquanto a médiado País é de 37. Os resultados na categoria de milho silagem também surpreendem: o incremento médio alcançado pelos primeiros colocados no PIN foi de 3,5 litros de leite a mais por vaca/ dia, com produtividades acima de 30 litros de leite /vaca/dia.

Soluções Integradas Syngenta

Divididas por cultura (Integrare e Acelera IBP para soja, Trigold para trigo, Granotop para milho e Sillus para milho silagem), as Soluções Integradas Syngenta identificamas necessidades de cada agricultor, considerando as particularidades das culturas e fatores diversos - como condições do solo e do clima da região – e, consequentemente, pragas e doenças às quais as lavouras estão mais expostas. Com base nesses dados, equipes da Syngenta e de seus distribuidores indicam o tratamento adequado e realizam o acompanhamento necessário até a colheita dos bons resultados.

Resultados celebrados pelos vencedores do PIN

Terceiro colocado na primeira edição do PIN, realizada em 2015, Ivan Antônio Merotto, produtor de soja em Lagoa Vermelha (RS) foi o grande vencedor deste ano, alcançando a colheita de 112 sacas por hectare. “Por meio da parceria com a Syngenta, pude trabalhar com agricultura de precisão, expandir o potencial de minha lavoura e me surpreender com os resultados atingidos”, afirma o sojicultor.

Em Floraí, Noroeste do Paraná, a sojicultora Cecília Falavignadestinou ao programa oito hectares de soja, dos 726 hectares cultivados. Enquanto na área de plantio convencional o rendimento foi de 66,1 sacas por hectare, no terreno destinado ao PIN a colheita foi de 92, registrando um aumento de 40%. “Estamos muito motivados pelos resultados e com a possibilidade real de aumentar ainda mais a nossa produtividade. O PIN trouxe uma nova esperança e mais confiança para nós”, declara Cecília.

O produtor de trigo Dirceu Roberto Dallacua obteve o melhor índice de produtividade desta edição do PIN. Após ter reservado cerca de 30 hectares em propriedades de Campestre da Serra e Ipê (RS), Dallacua colheu 25 sacas a mais do que no restante da propriedade, totalizando um rendimento de 95,2 sacas por hectare, resultado que ele atribui, principalmente, ao trabalho de acompanhamento da Syngenta. "Acredito que a agricultura sustentável passa obrigatoriamente por parcerias como a do PIN, porque fica claro que é possível produzir muito mais, em uma menor área, com menos custo e com maior rentabilidade”, avalia o agricultor.

Paulo Biesdorf, de São João do Oeste, Santa Catarina, foi o primeiro colocado entre os produtores de milho verão, tendo alcançado a marca de 224 sacas do grão por hectare. “A assistência técnica prestada pelos profissionais da Syngenta foi fundamental para que eu tomasse as decisões certas antes e durante o plantio, o que permitiu que eu colhesse esse resultado tão bom em minha lavoura de milho”, afirma Biesdorf.

“Ao nos aproximarmos dos agricultores, assistindo-os em suas demandas, somos capazes de gerar boas produções e, assim, ajudar a alimentar o mundo”, conclui o consultor Marcos Adriano Daenecke, representando Marcelo Piva, vencedor do PIN entre os produtores de milho silagem. As vacas de sua propriedadeproduziram 45.436 litros de leite por hectare.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024