NOTÍCIAS

Agricultores modernos: novas práticas tornam lavouras brasileiras sustentáveis

Conquistar maiores índices produtivos, mantendo as mesmas dimensões de área, e, ainda, oferecer um alimento mais saudável à população exigem do agricultor uma compreensão que vá além do manejo da cultura. Inserir as práticas da propriedade no conceito de sustentabilidade, que ultrapassam os cuidados ambientais, permitem lavouras cada vez mais rentáveis no país.

Em Pará de Minas (MG), todas as atividades do Grupo Agro estão pautadas nesse conceito. "Nosso trabalho baseia-se em quatro pilares da sustentabilidade, são eles: o o econômico, que leva em conta a viabilidade financeira, o social, em que deve-se olhar e entender as pessoas envolvidas no processo. Já o ambiental busca causar o mínimo de impacto ao meio e, então, o cultural, que visa a conscientização de todos", explica o diretor do grupo Mário Augusto Pinhão que também é produtor.

Segundo com o engenheiro agrônomo Ney Ibrahim, diretor comercial da Alltech Crop Science no Brasil, a longevidade do setor agrícola mundial está atrelada a esse conceito. "Precisamos de uma consciência coletiva de que devemos construir um horizonte sustentável para garantir a existência das futuras gerações. A economia, o consumidor moderno e a terra exigem boas práticas de produção", ressalta.

Eficiência

Em sua propriedade, de aproximadamente dez hectares, Mário Augusto produz tomate e hortaliças e conta com a ajuda de 65 colaboradores. De acordo com o agricultor, para se manter competitivo no mercado "é preciso ser extremamente competente dentro do negócio. Apresentar uma produtividade acima da média com uma qualidade diferenciada também. Isso vai manter o produtor no mercado", afirma.

O diretor do Grupo Agro ainda destaca a importância do manejo biológico para a manutenção dos bons números brasileiros no campo. "Nos últimos anos, nós estamos valorizando também a parcela biológica. Não adianta você estar com a parte química e física equilibradas, se sua planta não está interagindo com o ambiente para se beneficiar dele. Então, o manejo biológico é imprescindível", complementa.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura