Agricultores que usam Intacta RR2 PRO vencem prêmio de produtividade em duas categorias

Desafio nacional, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), teve mais de 5,5 mil inscritos em 2018

04.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
Guilherme Soares

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) anunciou o resultado da 10ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, safra 2017/2018. Com mais de 5,5 mil inscritos em todo o Brasil, os produtores que utilizam sementes de soja com a tecnologia INTACTA RR2 PRO, da Monsanto, venceram em duas categorias - "Não irrigada - Norte-Nordeste", com variedades Monsoy, e "Não irrigada - Nacional", com variedades Don Mario, empresa licenciada INTACTA RR2 PRO. Por mais um ano, os germoplasmas de alta produtividade e as tecnologias contribuíram para os bons resultados dos premiados.

Participando pela primeira vez do Desafio, o produtor Gabriel Bonato, do município de Sarandi, no Rio Grande do Sul, foi o vencedor do Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2017/18 na categoria "Não irrigada – Nacional". Bonato usou a cultivar DM 53I54 IPRO e colheu 127,01 sacas por hectare, número maior que o dobro da média nacional de produção de soja em áreas comerciais, segundo o CESB. O agricultor faz parte da segunda geração da família que cultiva o grão em Sarandi e, desde 2010, ele investe no aumento de produtividade na fazenda. Fatores climáticos e excelente histórico de manejo são algumas das razões da conquista do prêmio.

Já o vencedor da categoria "Não irrigada – Norte/Nordeste" foi o agricultor Marcelino Flores de Oliveira, da cidade de São Desidério, na Bahia. A produtividade dele com a cultivar M 8349 IPRO foi de 104 sacas por hectare.

Para os ganhadores, a qualidade das sementes foi um fator importante para o aumento da produtividade. A tecnologia INTACTA RR2 PRO se consolidou por oferecer diversos benefícios ao agricultor, como alto potencial produtivo e proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura de soja no Brasil. Desde que foi lançada no País, na safra 2013/14, o número de produtores que aderiram à plataforma saltou de 55 mil para mais de 170 mil no ciclo 2017/18. Segundo a líder de Negócios de Soja da Monsanto para a América do Sul, Maria Luiza Nachreiner, a expansão da tecnologia se deve aos benefícios que ela tem trazido no campo. "A soja com tecnologia INTACTA RR2 PRO® revolucionou o mercado e o aumento da adesão por parte dos produtores é prova disso", afirma.

A Monsoy, marca de sementes de soja da Monsanto, tem mais de 20 variedades disponíveis e é, atualmente, a líder de mercado no Brasil, com 29% de Market Share. Isso significa que das dez variedades mais plantadas no Brasil, cinco são Monsoy (segundo a pesquisa AMIS Soja 17/18, da consultoria Kleffmann Group). Para o gerente de negócios da Monsoy, Rodrigo Nuernberg, os resultados alcançados pelo agricultor mostram a combinação entre o alto potencial produtivo do germoplasma Monsoy e a tecnologia para soja INTACTA RR2 PRO, aliada ao excelente manejo e condução das áreas. "Investir em pesquisa é parte essencial de nossa estratégia. Ficamos muito felizes em saber que mais uma vez o nosso produto ofereceu mais ganho e produtividade ao agricultor. Queremos entregar sempre as melhores soluções aos nossos clientes. Dessa forma, conseguimos entregar diversos benefícios ao produtor, como, aumento de produtividade e variedades de soja que se adaptam às particularidades de cada região do Brasil", diz.

O prêmio

A 10ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja recebeu mais de 5,5 mil inscrições de produtores rurais interessados em colher mais na mesma área de plantio. O estado com maior participação foi o Rio Grande do Sul, com 1808 produtores inscritos. Desde a primeira edição, o prêmio já recebeu mais de 20 mil inscrições de produtores rurais de todo o Brasil. Em 2018, agricultores de 956 municípios participaram do evento.

Nos próximos anos, o CESB pretende contribuir e influenciar ainda mais no aumento da produtividade agrícola nacional. Para isso, iniciou o desenvolvimento de uma plataforma para disseminar esse objetivo, com a sustentabilidade e a rentabilidade dos campeões do Desafio. "O produtor sabe que o campo apresenta riscos e desafios. O nosso comprometimento é ajudá-lo a caminhar pela trilha da alta produtividade", explica Nery.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024