NOTÍCIAS

Agricultores são orientados sobre segunda safra de milho e demais culturas

  • 01/02/2017 |
  • Ascom Aprosoja

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) lançou na terça-feira (31) o Informe Técnico número 146, que orienta os agricultores do estado sobre a segunda safra 2016/17 de milho e culturas alternativas.

A orientação é baseada no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que identifica, por região e tendo em vista fatores como clima, solo e cultura, os períodos de menor risco para a semeadura em Mato Grosso.

Criado em 1996 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como instrumento de política agrícola e gestão de riscos, atualmente o Zarc contempla 40 culturas. No caso da segunda safra, o zoneamento abrange algodão, amendoim, arroz, feijão, gergelim, girassol, milheto, milho, sorgo e trigo, entre outras. Além destas, também está inserido no zoneamento o consórcio milho/braquiária.

A Aprosoja reforça e orienta que os produtores rurais tenham um engenheiro agrônomo como responsável técnico de suas lavouras, para auxiliar na tomada de decisão, que inclui escolha da cultura, data de plantio da semeadura, pacote tecnológico, tecnologia da aplicação e manejo integrado.

A associação também orienta que o agricultor implante o Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP e MID) em sua lavoura, para integrar as ferramentas de controle, reduzir custos e reduzir o desenvolvimento da resistência, além de quantificar níveis de danos. A Aprosoja lembra que é ferramenta fundamental para controle das doenças o cumprimento do vazio sanitário.

Para ler o Informe Técnico, clique aqui.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura