Agricultura de Precisão agora em tempo real com o InCeres AgSystem

10.07.2014 | 20:59 (UTC -3)

Há muito tempo se fala sobre os benefícios da agricultura de precisão para o aumento da produtividade da lavoura e desde então o mercado enfrenta os mesmos dilemas, grande quantidade de dados para serem manipulados e falta de mão-de-obra qualificada para tratar as informações. Com lançamento na próxima semana, durante o Simpósio do Cerrado, de 16 a 18 de julho em Goiânia, o InCeres AgSystem promete solucionar estas e outras dificuldades de produtores e empresas.

O InCeres AgSystem é uma plataforma web para gerenciamento agrícola, baseada na agricultura de precisão, que engloba desde o manejo da fertilidade do solo e mapas de produtividade, até previsão de safra e planejamento agrícola, incluindo serviços como a aplicação de herbicida em taxa variável e imagens de satélite. São diversos módulos para diferentes fases do processo de gerenciamento da lavoura e o primeiro, de Manejo da Fertilidade, já está disponível ao mercado.

O InCeres AgSystem foi desenvolvido para usuários que buscam um processo mais robusto e fácil de usar e que possa ser realizado em menos tempo, sem a exigência de conhecimentos muito profundos em sistemas de informação geográfica (SIG). Muitas operações que hoje demandam muito trabalho manual por parte de produtores, empresas e consultores foram automatizadas. Através de um sistema baseado no “one click”, uma grande complexidade de conceitos de dependência espacial e geoestatística passaram a ser realizados em tempo real, com qualidade superior e mais fiel às reais condições da lavoura.

Segundo o diretor da InCeres AgSystem, Leonardo Menegatti, o desenvolvimento dessa plataforma agrícola buscou solucionar todos os tipos de dificuldades que o mercado vem sentindo desde a introdução da tecnologia no Brasil. “O InCeres economiza tempo do produtor ou do consultor, se for o caso, além de gerar grades amostrais mais inteligentes que garantem que cada ponto amostrado represente da melhor forma possível a área a ser investigada. Além disso, conseguimos implementar o sistema de código de barras nas amostras para ganhar tempo durante a coleta e evitar erros no laboratório”, afirmou.

O módulo de Manejo da Fertilidade abrange o ciclo completo da agricultura de precisão, da elaboração da grade amostral à produção dos mapas de recomendações. Entre suas principais funcionalidades, podemos citar:

- Sistema totalmente em português

- Centralização de dados na WEB - processamento, análise e backup

- Recursos avançados de SIG

- Tecnologia multiplataforma: Windows, Linux, UNBUTU, IOS etc. Processamento em múltiplos locais e prontamente disponível aos usuários do sistema, de acordo com a permissão de acesso de cada um

- Importação automática dos dados de laboratórios

- Identificação das amotras com códigos de barras

- Permite a criação de padrões para o processamento, por exemplo: legendas e equações de recomendações.

- Arquivos de aplicação compatíveis com qualquer tipo de trator ou controladores.

- Interpolação de dados por krigagem, co-krigagem e inverso da distância

- Geração de relatórios automatizada

- Atualizações centralizadas no servidor

- Controle de acesso e privilégios por usuário

- Rapidez no manejo e manipulação da informação.

Outra inovação oferecida pelo InCeres AgSystem está no processo de geração de mapas de fertilidade. Através de estratégias inteligentes, o sistema realiza a interpolação dos dados, com consistência superior e baseada na relação espacial entre diferentes parâmetros do solo, processo inédito entre os sistemas concorrentes. Outro ponto importante é que o próprio usuário pode definir equações para a elaboração das recomendações da sua lavoura ou pode usar as estratégias desenvolvidas especialmente para o InCeres. “ Nossos usuários podem também adquirir recomendações dos maiores especialistas em manejo de fertilidade do Brasil diretamente no sistema. Buscamos os melhores profissionais desta área no país e tornamos suas recomendações acessíveis a um número maior de produtores”, acrescentou Leonardo.

O sistema foi desenvolvido pela APagri Consultoria Agrícola e é resultado de mais de uma década de experiência da empresa na área de agricultura de precisão. Com conhecimento de todos os softwares disponíveis no mercado brasileiro e usuária da maioria deles, a APagri decidiu desenvolver e dar vida própria a uma plataforma para gerenciamento agrícola que solucionasse os principais problemas que afetam a produtividade e a fertilidade das culturas hoje no país e tornasse a tecnologia acessível a um número maior de produtores rurais.

O evento ocorrerá no Oliveira's Place - Rua T-36, nº 3588, Setor Bueno - Goiânia (GO).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024