Agricultura Digital será tema de painel no ESALQShow

Evento ocorre dias 10 e 11 de outubro, no campus da USP em Piracicaba.

15.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Caio Rodrigo Albuquerque

Um pacote tecnológico que auxilia as atividades agrícolas a suprirem demandas por alimentos. Assim pode ser conceituada a Agricultura Digital, um conjunto de estratégias desenvolvidas para atender a necessidade do aumento da produção de alimentos, devido ao aumento da população (hoje em dia há em torno de 7 bilhões de pessoas no planeta e é esperado atingir perto de 9,5 bilhões por volta do ano de 2050).

Abordando temas como Instrumentação, Conectividade, Monitoramento e Mercado, a Agricultura Digital será tema, nos dias 10 e 11, de uma painel de discussões durante o ESALQShow. O evento ocorrerá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) e se apresenta como um ambiente dedicado às inovações e ao empreendedorismo na agricultura e nos setores associados.

O Painel Agricultura Digital, que ocorrerá no Espaço Inovar ESALQ & CIA, tem a proposta de dinamizar o diálogo entre representantes da academia e do setor produtivo para a solução de problemas e revelação de tendências, estimulando o networking e promovendo novas ideias, tecnologias, produtos e serviços.

“Essas novas tecnologias digitais permitirão, além da aplicação das tecnologias de instrumentação e monitoramento de situações em campo (por meio da aplicação de sensores eletrônicos), a coleta de grandes quantidades de dados, possibilitando aos produtores serem mais produtivas e eficientes”, indica Jarbas Honório de Miranda, professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ e coordenador da atividade.

No dia 10, o Painel Agricultura Digital terá palestras de Antonio Mauro Saraiva, docente da Poli/USP, Alexandre Barioni, CEO da Climate Corporation e Fábio Marin, docente do departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ. A mesa redonda terá a participação de José Paulo Molin, professor da ESALQ, Fernando Martins, CEO da AgroTools e Ricardo Inamasu, pesquisador da Embrapa Instrumentação.

No dia 11, o Painel terá palestras de Tami Brown Brandl, da University of Nebraska, Richard Cooke, da University of Illinois e Antonio Morelli, CEO da Agronow. Participam da mesa redonda Leonardo Mengati, CEO da InCeres, José Tomé, CEO da AgTechCoworking, José Damico, CEO da SciCrop e Fábio Marin, docente da ESALQ.

As atividades, gratuitas, será realizadas das 8h30 às 12h, no Auditório “Prof. Urgel de Almeida Lima” – LAN Prédio 2

Inscrições no link http://fealq.org.br/esalqshow/participar/

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco