Agricultura familiar movimenta a economia brasileira

O setor é responsável por mais de 50% da comida que chega à nossa mesa e emprega 70% da mão de obra no campo

03.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Agrobrasília

A Agricultura Familiar contribui de forma significativa para a economia brasileira, movimentando cerca de R$ 55 bilhões por ano no país. O setor é responsável por mais de 50% da comida que chega à nossa mesa e emprega 70% da mão de obra no campo.

Além de impulsionar a economia, o sistema de agricultura local bem estruturado tende a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, como ocorre no Distrito Federal.

Um convênio firmado entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Agricultura, a Emater-DF e 16 cooperativas de produtores rurais irá levar produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, beneficiando 480 mil alunos da rede pública de ensino e mais de 7 mil produtores rurais atendidos pela Emater-DF.

Das 16 cooperativas de produtores rurais, doze são do DF e quatro da Região Metropolitana, com o valor total de R$ 18,9 milhões. O convênio, que envolve 950 agricultores, estabelece que todas as 669 escolas públicas do Distrito Federal irão receber produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), lembrando que é a primeira vez que 100% das escolas públicas do DF serão atendidas pelo programa. As compras são de frutas, verduras e legumes.

“Um produto da agricultura familiar tem maior qualidade, maior durabilidade e precisa seguir um alto padrão comercial”, afirma a extensionista da Emater-DF, Bruna Heckler. Ainda de acordo com o órgão, o número de itens do cardápio escolar ofertado foi aumentado.

Para Lúcio Flávio, diretor de Compras Institucionais da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, a parceria é de grande importância para o fomento e desenvolvimento socioeconômico dos agricultores. “Muitas famílias conseguiram melhorar suas moradias e comprar veículos e equipamentos depois que começaram a participar das compras públicas”, explicou.

AgroBrasília – A agricultura familiar, como vem ocorrendo a cada edição, tem um espaço garantido na Feira Internacional dos Cerrados. Neste ano, serão 14 circuitos de demonstração de tecnologias, em uma área de 50 mil m2, com temas de interesse dos pequenos agricultores, como: Fruticultura, Floricultura, Piscicultura, Agricultura orgânica, Horticultura, Saneamento rural, Organizações sociais e artesanato, Apicultura, Avicultura, Bovinocultura, Suinocultura, Equideocultura, Legislação ambiental e reflorestamento, e Crédito rural.


Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco