Agricultura irrigada no Brasil é o tema de dois livros lançados pela Cátedra Luiz de Queiroz

Ato de lançamento será exibido on-line no próximo de 3 de junho, às 14h, durante as comemorações dos 120 anos da Esalq

31.05.2021 | 20:59 (UTC -3)
Caio Albuquerque

A recondução do Ex-Ministro Alysson Paolinelli para um novo ciclo como Terceiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz (Ciclo 2020/2022) será celebrada no próximo dia 3 de junho de 2021 com o lançamento de dois livros que tratam da agricultura irrigada no Brasil. A apresentação oficial das publicações será on-line e acontecerá às 14h no canal @esalqmidias no Youtube e está inserida nas comemorações dos 120 anos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). 

Sob os títulos “Diferentes abordagens sobre Agricultura Irrigada no Brasil: História, Política Pública, Economia e Recurso Hídrico” e “Diferentes abordagens sobre Agricultura Irrigada no Brasil: Técnica e Cultura”, o compêndio está organizado em seis importantes partes: História, Política Pública, Economia, Recurso Hídrico, Técnica e Cultura. O tema é apresentado em mais de 55 capítulos, cerca de 1.200 páginas e com mais de 110 autores de diferentes instituições públicas e privadas, possibilitando uma literatura que será uma referência para o setor. 

Editores – Os livros integram as atividades coordenadas pelo Terceiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz, Alysson Paolinelli, que é editor em conjunto com o diretor da Esalq/USP, professor Durval Dourado Neto, e o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atual presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Everardo Chartuni Mantovani. 

De acordo com os editores, “as publicações técnicas são muito importantes para o desenvolvimento da agricultura irrigada porque subsidiam e norteiam ações da iniciativa pública e privada, pelo fato dos profissionais desses setores apresentarem soluções eminentemente técnicas, com base científica, e que representam os atuais valores da sociedade, visando transformar conhecimento em riqueza em benefício de todos os segmentos da sociedade”. Para representar a visão do Estado Brasileiro, foram convidados o vice-presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão, para realizar a Apresentação da obra; a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, para realizar o Prefácio; e o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho, para realizar o Posfácio.  

A organização da obra é da Esalq/USP, com patrocínio do Itaú e apoio da ABID, UFV, CNPq, Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

Relação com a sociedade – O lançamento na data em que a Esalq completa 120 anos traça um paralelo no diálogo que a instituição mantém com o seu entorno. A contracapa foi contemplada com as fotos (fotógrafo Gerhard Waller, DvComun/Esalq/USP) dos quadros de autoria do talentoso pintor Nikolaus (pseudônimo do Professor Klaus Reichardt): o ‘retrato de dentro para fora’ do Portal Monumental da Esalq/USP mostra como a Esalq/USP se relaciona com sociedade e o ‘retrato de fora para dentro’ do Portal Monumental da Esalq/USP apresenta a visão da sociedade concernente à Esalq/USP. O Portal Monumental da Esalq/USP foi revitalizado após mais de 60 anos de inatividade e reinaugurado no dia 3 de junho de 2021 juntamente com a publicação desta obra. 

Cátedra – A Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades abertas à participação de professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da Instituição. Tem por finalidade promover reflexões e atividades interdisciplinares, em nível regional, nacional e internacional, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade.  

Serviço 

Lançamento: “Diferentes abordagens sobre Agricultura Irrigada no Brasil: História, Política Pública, Economia e Recurso Hídrico” e “Diferentes abordagens sobre Agricultura Irrigada no Brasil: Técnica e Cultura” 

Data: 03/06/2021 

Horário: 14h 

Onde: @esalqmidias (Youtube) 

Os livros estarão disponíveis somente na versão digital na página da Biblioteca/DIBD. Os links para visualização e download dos mesmos estarão abertos somente no momento do lançamento.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024