Agricultura rentável e eficaz é objetivo de curso da Esalq/USP em Maracaju (MS)

Treinamento em Manejo do Solo para Altas Produtividades promovido pela ESALQ/USP em Maracaju/MS visa ao desenvolvimento sustentável da agricultura

05.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Rafael Albuquerque

Um novo ano começa, e o agronegócio continua como um dos principais expoentes da economia brasileira. Não por acaso, os investimentos na agricultura e na pecuária continuam crescendo a cada dia com objetivo de aumentar a produtividade das lavouras.

Porém, apenas as novas tecnologias e a modernização do sistema produtivo não são suficientes para garantir o desenvolvimento do setor. Há necessidade de investir em conhecimento técnico e especializado para poder fazer uso dessas tecnologias com assertividade.

Diante desse cenário, o Programa SolloAgro de Educação Continuada em Agricultura Sustentável,  da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP, promoverá, entre os dias 26/04/2019 a 28/02/2020, o Treinamento SolloNutri - Manejo do Solo para Altas Produtividades, na cidade de Maracaju/MS.

De acordo com Valter Casarin, Engenheiro Agrônomo e Florestal, e professor do Programa SolloAgro, o conhecimento aprofundado sobre o solo que irá sustentar a produção agrícola permite o entendimento das bases para o correto manejo do solo, visando a uma agricultura eficaz e durável. “Este é o caminho para que o conjunto de medidas tomadas no manejo das culturas possa reverter em aumento de produtividade das culturas. Um bom planejamento e a aplicação cuidadosa de métodos agronômicos garantem um alto rendimento de produtos com qualidade e com o mínimo impacto no meio ambiente”, explica.

O treinamento SolloNutri tem por objetivo capacitar e atualizar os profissionais com conceitos sobre manejo do solo, nutrição de plantas e adubação de grandes culturas. “Um objetivo muito importante também é promover a interação e o intercâmbio de informações. Os alunos têm contato com as novidades científicas trazidas pelos professores e, ao mesmo tempo, trazem seus problemas no dia-a-dia”, acrescenta Casarin.

Coordenado pelo Prof. Luís Reynaldo F. Alleoni do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, o treinamento contará com um corpo docente formado por professores do próprio departamento , além de especialistas convidados, principalmente da Fundação MS, que realizam pesquisas e conhecem em detalhe a realidade da agricultura do Mato Grosso do Sul.

“Os profissionais que irão participar do treinamento vivem a agricultura no seu dia-a-dia e estão na linha de frente da produção. Muitas vezes eles não têm condições de se atualizar devido à correria de suas atividades. Novidades são criadas a cada semana em todos os setores do agronegócio”, observa Casarin.

Além disso, segundo ele, quando o profissional participa de um programa de treinamento, ele recicla os conhecimentos, fica sabendo das novidades e conceitos modernos. “Os novos conceitos podem ser implantados e, assim, o agricultor pode obter uma maior produtividade e eficiência em todo o seu sistema de produção”, informa.

O professor do SolloAgro destaca ainda que, atualmente, as novidades do setor agrícolas são muito dinâmicas, aparecem diariamente e o profissional tem que reciclar sempre. “Principalmente para otimizar seu tempo e se concentrar em atividades que realmente tragam retorno econômico para o agricultor, para o técnico, para o consultor, enfim, para aqueles que estão realmente envolvidos com o sistema de produção agropecuário”, acrescenta Casarin.

Carga Horária

O Treinamento SolloNutri - Manejo do Solo para Altas Produtividades terá 12 aulas distribuídas ao longo de 10 meses, com início dia 26/04/2019 e irá até 28/02/2020. As aulas serão às sextas-feiras, das 14h às 22h, na Fundação MS, Estrada da Usina Velha, Km 02 -Zona Rural - Maracaju, MS.

Inscrições

A ficha de inscrição para o Treinamento em Manejo do Solo para Altas Produtividade e mais informações sobre investimento e afins estão disponíveis através do link https://cursos.solloagro.com.br/sollonutri-maracaju?website=site#section-2424998 ou pelo e-mail cdt_apoio@fealq.com.br.

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco